Geral
Saúde reforça tratamento contra tabagismo no carnaval
Capital tem sete núcleos para quem deseja parar de fumar; serviço funciona por demanda espontânea
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou a oferta de tratamento contra o tabagismo durante o período de carnaval. O serviço é disponibilizado em sete núcleos distribuídos em pontos estratégicos de Maceió e atende pessoas que desejam parar de fumar ou deixar de usar cigarros eletrônicos.
A iniciativa também alerta para os riscos do aumento do consumo de álcool e de produtos derivados do tabaco durante festas e eventos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dispositivos eletrônicos têm atraído principalmente adolescentes e jovens por meio de estratégias de marketing e tecnologia.
Dados do Ministério da Saúde indicam que, entre 2023 e 2024, houve aumento de 25% no número de fumantes. Em períodos festivos, o consumo de álcool e cigarro tende a crescer, o que exige atenção redobrada com a saúde individual e coletiva.
Os núcleos de cessação ao tabagismo estão instalados no II Centro de Saúde (Poço), URS João Paulo II (Jacintinho), USF Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes), Clínica da Família José Aprígio Vilela (Benedito Bentes), Hospital Universitário (Cidade Universitária), Centro Universitário Cesmac (Farol) e na UDA Divaldo Suruagy, no Centro Universitário Mário Pontes Jucá (Barro Duro).
O atendimento é por demanda espontânea. Interessados devem procurar uma das unidades com documento pessoal, comprovante de residência e cartão do SUS. Não é necessário encaminhamento médico.
De acordo com a responsável técnica pelos Núcleos de Cessação ao Tabagismo da SMS, Laís Porangaba, o tratamento inclui avaliação clínica e abordagem individual ou em grupo. O programa também oferece terapia medicamentosa, conforme protocolo clínico do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde.
*Com informações da Ascom SMS


