Geral

Prefeitura de Maceió participa de projeto VER-SUS

Programa é voltado para formação humanizada no programa

Por Assessoria 04/02/2026 14h02
Prefeitura de Maceió participa de projeto VER-SUS
Projeto VER-SUS - Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) integra a edição 2026 do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) em Alagoas, uma iniciativa estratégica voltada à formação crítica, humanizada e comprometida com os princípios do SUS. O programa promove a imersão direta de estudantes e residentes nos serviços e territórios, articulando ensino, gestão, trabalho em saúde e participação social.

Reconhecido nacionalmente, o VER-SUS possibilita uma compreensão ampliada do Sistema Único de Saúde, indo além dos conteúdos teóricos ao proporcionar o contato direto com o cotidiano dos serviços, das equipes de saúde e das comunidades. Em Maceió, a vivência permite conhecer de forma aprofundada a organização da rede municipal de saúde, estruturada em Distritos Sanitários, Unidades Básicas de Saúde, serviços especializados e equipamentos estratégicos de cuidado.

“Ao longo da vivência, os participantes acompanham fluxos de atendimento, processos de gestão, ações de vigilância em saúde e práticas de cuidado em diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde, incluindo Atenção Primária, Atenção Especializada, Rede de Atenção Psicossocial e ações intersetoriais. A experiência contribui para a reflexão crítica sobre os desafios e as potencialidades do SUS no contexto local e regional”, relatou Teresa de Carvalho, técnica da SMS e apoiadora do programa.

A participação da SMS no programa reafirma o compromisso institucional com a qualificação do SUS e com a formação de profissionais mais sensíveis às realidades sociais, territoriais e culturais da população. A iniciativa fortalece a integração ensino-serviço, estimulando o diálogo permanente entre gestores, trabalhadores da saúde, instituições formadoras e movimentos sociais.

Erimar Amara, assistente social, residente em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, facilitadora nessa edição do VER-SUS Alagoas falou sobre a experiência do programa.

“A vivência ultrapassa os muros da universidade e insere o estudante de nível técnico, o graduando e o residente na área da saúde, na realidade prática do SUS. Funcionando como um dispositivo pedagógico que transforma a formação conteudista em um compromisso ético e político. Ao estar imerso no cotidiano dos serviços e das comunidades, o vivente desenvolve uma compreensão crítica sobre os desafios, potencialidades e complexidades do SUS, permitindo que o aprendizado seja por meio do diálogo interprofissional e da integração entre o serviço, a comunidade e o ensino”, destaca a profissional.

Com a adesão ao VER-SUS Alagoas 2026, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió reforça seu papel na construção de um sistema público de saúde mais democrático, resolutivo e alinhado aos princípios da universalidade, integralidade, equidade e participação social.

Programação da vivência dos estudantes, inclui acolhimento, pactuações coletivas e organização dos grupos; vivências na Rede de Atenção Psicossocial e debate sobre o cuidado em liberdade; vivência em território de assentamento, com diálogo sobre saúde, agrofloresta, educação popular e saberes tradicionais; vivências na Atenção Básica, incluindo unidades de saúde, consultório na rua e ações do PET-Saúde Equidade, entre outros.