Geral
Metade das praias de Maceió está imprópria para banho, aponta IMA
Relatório revela extenso trecho poluído do Pontal à Pajuçara; áreas nobres como Ponta Verde e Jatiúca também apresentam pontos não recomendados
Alagoas é um estado reconhecido nacional e internacionalmente pelas sua praias, que atraem turistas de todas as partes do Brasil e do mundo todos os anos, porém, apesar das belezas naturais do estado, alguns trechos do litoral alagoano são impróprios para banho. Isso é o que revela o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado no dia 27 de janeiro.
De toda a extensão do litoral de Alagoas, Maceió se destaca com quase 50% do trecho litorâneo impróprio para banho, com um longo trajeto desde a praia do Pontal da Barra até a Praia da Pajuçara e, também trechos da Praia da Ponta Verde e Jatiúca. Na capital alagoana são 10 trechos do litoral que não são recomendados para os banhistas que visitam as praias.
Segundo o relatório do IMA, do trecho da Praia do Pontal da Barra, na altura da Avenida Assis Chateaubriand, em frente ao SINDIFISCO, passando por todo trecho da Praia da Avenida, até a Praia da Pajuçara, na Avenida Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua João Carneiro, no bairro da parte baixa, não é recomendável para o banho. Esse é a maior extensão litorânea em todo o estado que foi classificada como imprópria pelo relatório.
Outro destaque do relatório é o trecho classificado como impróprio que vai da Praia da Ponta Verde, na Avenida Silvio Carlos Viana até a Praia de Jatiúca, na Avenida Álvaro Otacílio, em frente ao Hotel Maceió Atlantic, passando pelo Marco dos Corais, área nobre e de grande movimentação de moradores da capital e turistas.
Litoral Norte
No Litoral Norte do estado, 12% da área litorânea foi classificada pelo órgão como imprópria. Todos os trechos classificados pelo relatório ficam localizados na Praia de Maragogi, local muito conhecido pela alta procura de turistas que visitam Alagoas.
Os trechos impróprios, no Litoral Norte, incluem as nascentes do Rio Maragogi e do Rio Salgado. Outro trecho da região, fica em outra foz, dessa vez do Rio Persinunga, também no município de Maragogi.
Litoral Sul
O Litoral Sul de Alagoas é a parte do litoral alagoano com maior trecho de praias próprias para banho, com apenas 4% do Litoral Sul classificado como impróprio. No caso, o trecho impróprio fica na região do Rio Niquim, na Barra de São Miguel.
Como funciona a avaliação?
As praias são consideradas próprias para banho, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (número mais provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.
São consideradas impróprias as praias quando não obedecem ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.
Estagiário sob supervisão*


