Geral

Detran/AL anuncia mudanças nas provas práticas da CNH: fim da baliza e uso de carros particulares

Novas regras entram em vigor nesta quarta-feira (28) em Alagoas

Por Redação 27/01/2026 17h05 - Atualizado em 27/01/2026 18h06
Detran/AL anuncia mudanças nas provas práticas da CNH: fim da baliza e uso de carros particulares
Detran/AL anuncia mudanças nas provas práticas da CNH: fim da baliza e uso de carros particulares - Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) confirmou alterações importantes para os exames práticos de direção. A partir desta quarta-feira (28), os candidatos poderão realizar a prova utilizando veículos particulares, sejam eles manuais ou automáticos. Além disso, as tradicionais etapas de baliza e meia-embreagem deixam de ser exigidas.

Com a mudança, o candidato terá três opções: usar o carro do próprio Detran, o veículo do Centro de Formação de Condutores (CFC) ou um automóvel particular previamente indicado no agendamento.

Segundo o diretor-presidente do Detran/AL, Marco Fireman, a medida busca dar mais tranquilidade aos futuros motoristas, permitindo que façam a prova em um carro já conhecido, o que reduz a ansiedade e aumenta a confiança.

O programa CNH do Brasil, lançado pelo Governo Federal, é o responsável pelas mudanças que estão sendo implementadas em todo o país. O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que o objetivo é tornar o processo menos burocrático e mais justo, eliminando práticas que, segundo ele, alimentavam a “indústria da reprovação”.

Novo sistema de pontuação
Outra novidade começa na próxima segunda-feira (02), com a adoção de um sistema de pontuação para avaliar o desempenho dos candidatos.

• Todos iniciam a prova com zero pontos.

• Cada infração cometida gera pontuação conforme a gravidade:

• Leve: 1 ponto

• Média: 2 pontos

• Grave: 4 pontos

• Gravíssima: 6 pontos

• Para ser aprovado, o candidato não poderá ultrapassar 10 pontos.

De acordo com Manassés Mesquita, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito do Detran/AL, o novo modelo garante uma avaliação mais transparente e focada na segurança viária.