Geral

Mestrado profissional em Saúde da Família abre inscrições para nova turma

ProfSaúde oferta 600 vagas no país, sendo 18 destinadas à Universidade Federal de Alagoas

Por Redação* 13/01/2026 09h09
Mestrado profissional em Saúde da Família abre inscrições para nova turma
Mestrado profissional em Saúde da Família é gratuito e voltado à qualificação de profissionais da Atenção Primária - Foto: Assessoria

Estão abertas as inscrições para a sexta turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). O curso é gratuito, possui duração entre 18 e 24 meses, carga horária total de 975 horas e oferta 600 vagas em todo o Brasil. Desse total, 18 vagas são destinadas à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contemplando ampla concorrência e cotas.

Na Ufal, as vagas estão distribuídas da seguinte forma: seis para médicos vinculados ao Programa Mais Médicos do Brasil (PMMB), seis para profissionais da área da saúde e uma vaga para servidor da Universidade, por meio do Programa de Capacitação Interna (PCI).

Quem pode participar


As vagas destinadas a médicos do PMMB são voltadas a candidatos com diploma de graduação em Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam atuando no Programa Mais Médicos. Também podem concorrer médicos intercambistas, brasileiros ou estrangeiros formados no exterior, desde que tenham previsão de conclusão da especialização em Medicina de Família e Comunidade (MFC) até abril de 2026 ou já tenham concluído a especialização iniciada no âmbito do Programa Médicos pelo Brasil (AgSUS).

Para as vagas multiprofissionais, podem se inscrever graduados em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, Terapia Ocupacional ou Medicina. Além do diploma, é exigido que o candidato esteja atuando, no mínimo, como docente, preceptor ou tutor em programas de instituições públicas de ensino superior ou órgãos públicos, como Residência em Medicina de Família e Comunidade, Residência Multiprofissional em Saúde da Família ou Residência em Enfermagem em Saúde da Família.

Também é necessário ocupar cargo ou função de gestão na Estratégia Saúde da Família (ESF) ou na Atenção Primária à Saúde (APS), bem como atuar em serviços diretamente relacionados à APS, entre eles saúde bucal, ESF Ribeirinha ou Fluvial, Atenção Básica à Saúde Indígena, Consultório na Rua, Atenção Básica Prisional, equipes E-Multi, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), policlínicas vinculadas à APS, Secretaria de Atenção Especializada (SAE), Serviço de Atendimento à Vítima de Violência Sexual (SAVVIS), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), Centros Especializados em Reabilitação (CER) ou Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Os candidatos ao Programa de Capacitação Interna devem seguir as orientações previstas no edital disponível na página da Faculdade de Medicina da Ufal.

Inscrições e seleção


As inscrições seguem abertas até o dia 6 de março. Para concorrer às vagas ofertadas pela Ufal, os interessados devem acessar o formulário disponível no Sigaa. O processo seletivo será realizado em três etapas.

A primeira fase consiste em uma prova escrita e discursiva, marcada para o dia 27 de março, das 9h às 13h. No ato da inscrição, é possível solicitar condições especiais para a realização da prova, como intérprete de Libras, sala de amamentação, prova com letra ampliada, tempo adicional, sala isolada para pessoas com doença contagiosa ou sala de fácil acesso para candidatos com limitação física, mediante apresentação de laudo médico ou documentação exigida.

Na segunda etapa, os currículos dos aprovados serão analisados pela banca entre os dias 22 de abril e 4 de maio. Já a terceira fase corresponde à entrevista, prevista para ocorrer de 18 a 26 de maio.

O resultado preliminar da seleção será divulgado em 17 de junho. As matrículas estão programadas para o período de 23 a 31 de julho, e o início das aulas está previsto para o segundo semestre, no dia 11 de agosto.

Mais informações podem ser consultadas no edital do processo seletivo.

Sobre o ProfSaúde


O Mestrado Profissional em Saúde da Família tem como objetivo formar mestres para atuação qualificada na Atenção Primária à Saúde em todo o território nacional, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede Nacional do ProfSaúde é composta por 44 Instituições de Ensino Superior e seis unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presentes em todos os estados brasileiros.

Na Ufal, o programa é coordenado pela professora Josineide Sampaio, da Faculdade de Medicina (Famed). Informações adicionais estão disponíveis no site do curso ou pelo e-mail [email protected].

*Com informações da Assessoria