Geral

Medalhista da OBMEP representa Alagoas em evento internacional de ciência

Estudante da rede municipal de Maceió participa da Etapa SigmaCamp 2026, em São Paulo

Por Redação* 11/01/2026 13h01
Medalhista da OBMEP representa Alagoas em evento internacional de ciência
Sarah Oliveira se formou no 9º ano da Escola Municipal Pio X - Foto: Ascom Semed

A educação pública de Maceió alcança projeção internacional com a seleção da estudante Sarah Oliveira, de 14 anos, para a Etapa SigmaCamp 2026, evento internacional voltado à área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), a aluna concluiu o 9º ano em 2025 na Escola Municipal Pio X e foi escolhida para representar estudantes alagoanos no encontro, que acontece em São Paulo.

A participação da estudante conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e terá o acompanhamento da subsecretária de Gestão Pedagógica, Tânia Almeida.

Entre os dias 10 e 17 de janeiro, em Valinhos, no interior paulista, Sarah participará de uma imersão científica ao lado de centenas de estudantes de diversas regiões do Brasil. A programação inclui palestras, workshops, laboratórios experimentais (“semilabs”) e atividades práticas conduzidas por pesquisadores ligados a universidades de referência, como MIT, Harvard, Stanford, USP e Unicamp.

O secretário municipal de Educação, Luiz Rogério, destacou a relevância da presença da rede pública em um evento desse porte. “O SigmaCamp reúne pesquisas de ponta e pesquisadores de universidades do mundo todo. Essa nossa participação é a prova do potencial latente dos jovens maceioenses nas áreas de exatas e tecnológicas”, afirmou.

A subsecretária Tânia Almeida também ressaltou o significado da conquista. "A ida da Sarah ao SigmaCamp é a materialização do investimento que fazemos no potencial de nossos alunos, demonstrando o caminho que quer trilhar e que nós, na Semed, incentivamos: o da pesquisa e da inovação", pontuou.

Além do destaque na OBMEP, Sarah garantiu bolsas integrais para cursar o Ensino Médio no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ou no Sesi Alagoas. A estudante comemorou a oportunidade e agradeceu o apoio recebido.

"Eu estou com uma expectativa muito grande! Sou muito grata a Deus, meus pais, e à prefeitura por essa oportunidade. Vai ser uma semana inteira de imersão, tudo em inglês, com professores muito bons, tanto brasileiros quanto americanos. São mais de 20 cursos para escolher, e isso ajuda muito para quem ainda está com dúvida em qual profissão irá fazer. Também vai ter momentos de descontração, como jogos, e além de aprender bastante, vou poder fazer novas amizades e viver experiências novas. Então, eu acho que vai ser uma experiência única e muito importante pra mim", comemorou a jovem.

Maceió na rota do conhecimento global


A participação da estudante na etapa paulista do SigmaCamp também abre caminho para um projeto mais amplo: a possibilidade de Maceió sediar o evento em 2027. A proposta, apoiada pelo secretário Luiz Rogério, pode inserir a capital alagoana no circuito internacional de debates sobre ciência e tecnologia.

“A vinda do evento, que atualmente ocorre nos Estados Unidos e tem versões em São Paulo, está se concretizando e colocaria a capital alagoana no mapa dos grandes encontros de ciência e tecnologia”, explicou Tânia.

Sigma Festival Nordeste


Além dessa perspectiva, Maceió também se prepara para receber, nos dias 20 e 21 de janeiro, o Sigma Festival Nordeste. A iniciativa reunirá estudantes da região em uma prévia das atividades e da dinâmica do intercâmbio científico.

A expectativa é de participação de cerca de 800 estudantes nordestinos, sendo 150 da rede pública municipal de ensino de Maceió.

*Com informações da Ascom Semed