Geral
Ministra Margareth Menezes vem para AL participar do Congresso dos Municípios 2026
Evento, voltado a administradores municipais, acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro e as inscrições estão abertas
O debate sobre o futuro da cultura em Alagoas ganha um reforço de peso. O Eixo Cultura do Congresso dos Municípios Alagoanos 2026, que acontece no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, terá como destaque a palestra da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que acontecerá no dia 22 de janeiro. O encontro visa fortalecer o protagonismo municipal nas políticas públicas e estreitar o diálogo com o Governo Federal.
Programação
As atividades começam cedo para os gestores locais. Das 9h às 12h, a fundadora da Municipa Gestão Cultural, Ana Clarissa, comanda o minicurso focado na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O objetivo é capacitar técnicos e secretários com foco nos procedimentos de execução e prestação de contas dos recursos federais destinados à área da cultura.
No turno da tarde, às 14h, ocorre a palestra da ministra da Cultura, Margareth Menezes. A presença da ministra no Congresso, para discutir o desenvolvimento local por meio da cultura, reforça a importância do diálogo direto entre o Governo Federal, Governo Estadual e os municípios, além de ampliar o debate sobre o papel das políticas culturais no desenvolvimento local.
Logo na sequência, às 15h30, a secretária de Estado da Cultura de Alagoas, Mellina Freitas, encerra o ciclo de palestras abordando a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A mesa abordará os avanços e desafios da implementação do SNC, com foco na cooperação entre estados e municípios.
"Será um espaço de troca para reafirmar a cultura como política de Estado, fundamental para o desenvolvimento dos nossos municípios e para a vida das pessoas", destacou a secretária Mellina Freitas.
As inscrições para o Congresso dos Municípios Alagoanos 2026 estão abertas e podem ser feitas por meio do site oficial: https://feiradosmunicipios.ama-al.com.br/
Feira dos Municípios: Cultura e Gastronomia
Paralelamente ao Congresso, o público poderá conferir a Feira dos Municípios Alagoanos. O espaço contará com estandes de diversas cidades, apresentações artísticas e o melhor da gastronomia regional. Diferente do Congresso, que é voltado a gestores, a Feira é aberta ao público e celebra a identidade dos territórios do estado.


