Geral

Como iniciativas tecnológicas estão apoiando o desenvolvimento econômico e a segurança das cidades nordestinas

Por meio de iniciativas como polos de inovação, o Nordeste tem se destacado com a criação de tecnologias pensadas para cidades inteligentes

Por Assessoria 31/12/2025 12h12 - Atualizado em 31/12/2025 12h12
Como iniciativas tecnológicas estão apoiando o desenvolvimento econômico e a segurança das cidades nordestinas
Como iniciativas tecnológicas estão apoiando o desenvolvimento econômico e a segurança das cidades nordestinas - Foto: Reprodução

Com mais de 57 milhões de habitantes, a região Nordeste do Brasil é a segunda mais populosa do país, atrás apenas do Sudeste. E juntos, os nove estados estão desenvolvendo tecnologias que contribuem para o desenvolvimento econômico.

Por meio de iniciativas como polos de inovação, o Nordeste tem se destacado com a criação de tecnologias pensadas para cidades inteligentes, assim como a criação de programas que colaboram com a segurança pública digital. E neste artigo, você vai conhecer mais sobre estas iniciativas e de que forma está sendo feito este trabalho na região.

Contribuições inovadoras no Nordeste


Um dos projetos de inovação que contribuem para o desenvolvimento econômico é o Porto Digital no Recife/PE. O polo é apontado como o maior do segmento na América Latina, sendo um importante parceiro para empresas pernambucanas e dos estados vizinhos. Outras cidades que se destacam com iniciativas semelhantes são Fortaleza/CE e Campina Grande/PB.

Também está em pauta o conceito de cidades inteligentes, em que diversos municípios realizam a integração tecnológica em parceria com empresas de tecnologia. É também uma possibilidade para o oferecimento de serviços públicos e dicas de espaços compartilhados, como praças, parques, orlas e outros pontos turísticos.

A região Nordeste também se destaca pelo crescente aumento de startups, principalmente nos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Elas têm funcionado também como uma necessária rede de apoio para conectar startups de diferentes segmentos, investidores e empresas, de modo a fomentar novas soluções e negócios.

Por falar em financiamento de projetos, o Banco do Nordeste é uma das instituições que têm contribuído para oferecer ajuda em setores-chave da economia local. Uma das áreas beneficiadas é a do agronegócio, principalmente com o foco em projetos que colaborem com a sustentabilidade e aumento da produtividade sem degradar o meio ambiente.

Atuação na área da segurança


Também se tornou uma necessidade para as empresas nordestinas a realização de investimentos na área da segurança. O principal deles, em câmeras de segurança. Atualmente, já existem dispositivos de vídeo que funcionam com tecnologia de inteligência artificial, sendo capazes de detectar, verificar em tempo real, e oferecer respostas a quaisquer anomalias ou imprevistos. Com estes sistemas mais modernos, é possível encontrar clipes de vídeo específicos em segundos, emitir alertas instantâneos, e classificar pessoas e veículos.

Quanto à proteção diante de anomalias climáticas, a região Nordeste também se destaca com novos sistemas de alerta e prevenção de desastres naturais feito pela Defesa Civil. Ainda em fase de testes, a tecnologia de simulações e análises, com o objetivo de reduzir riscos, e garantir respostas efetivas a desastres naturais.

A segurança de dados também entra em jogo para as empresas do Nordeste. O objetivo é garantir a proteção de informações sensíveis aos empreendimentos, assim como os dados de clientes, fornecedores, financeiro, entre outras informações.

Importância das ações


Aliar a tecnologia com foco no desenvolvimento econômico de pequenas, médias e grandes empresas pode ser a chave para o crescimento do Nordeste. Isso permite o fortalecimento de negócios entre diferentes setores.

Destaca-se também o aumento da produtividade e da eficiência nas operações de negócios, através de iniciativas de automação, IA e verificação de dados. É possível alcançar mais produção com menos utilização de recursos, sejam eles de tempo, mão de obra e matéria-prima.

Na área de atendimento, há também a transformação dos setores da economia, que acontece em tempo real, modernizando os processos. Na parte industrial, importantes aliados são o reconhecimento de imagens e a robótica. Nos serviços, inclui o atendimento digital, aplicativos e até mesmo a tecnologia do pix.

Conclusão


Ainda há muitos desafios para o aprimoramento das tecnologias voltadas ao desenvolvimento econômico e à segurança das cidades do Nordeste, essenciais para o crescimento da região. Porém, o trabalho de atualização é constante, e deve continuar em andamento para os próximos anos.