Geral

Maioria das praias de Alagoas está própria para banho, aponta boletim do IMA

Dos 68 pontos monitorados, apenas quatro foram considerados impróprios; verão deve atrair turistas e moradores ao litoral

Por Redação 19/12/2025 14h02 - Atualizado em 19/12/2025 14h02
Maioria das praias de Alagoas está própria para banho, aponta boletim do IMA
Maioria das praias de Alagoas está própria para banho, aponta boletim do IMA - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Com a proximidade do verão, que começa neste domingo (21), as praias de Alagoas devem receber grande fluxo de turistas e moradores em busca de lazer. Nesta semana, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) divulgou o novo boletim de balneabilidade, confirmando que a maior parte do litoral está própria para banho.

Segundo o levantamento, dos 68 pontos monitorados, apenas quatro foram considerados impróprios e devem ser evitados pela população. Entre eles estão o Rio Niquim, na Barra de São Miguel; a Praia da Ponta Verde, em Maceió; e dois trechos em Maragogi, em frente à Escola Manoel Messias da Costa, no povoado São Bento, e na foz do Rio Persinunga.

Apesar de as praias da Avenida e do Sobral, em Maceió, terem sido classificadas como próprias neste boletim, o IMA reforça que a população deve evitar áreas sob influência direta da floração de algas, fenômeno comum nesses trechos.

A classificação segue critérios da Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que considera próprias as praias em que, em 80% ou mais das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, os níveis de Escherichia coli não ultrapassam 800 NMP por 100 ml de água. Já são consideradas impróprias quando não atendem a esse critério ou apresentam valores superiores a 2.000 NMP na última amostragem.

Com a chegada da alta temporada, o IMA reforça que os banhistas devem estar atentos às recomendações e consultar os boletins semanais para garantir segurança e qualidade na hora de aproveitar o mar.

Tags: