Geral
Estudante de Jornalismo da UFAL vence prêmio Globo com pauta social
Destacando as marisqueiras, Maria Eduarda é a única representante de Alagoas no concurso
A estudante de jornalismo Maria Eduarda Cardoso, de 19 anos, ganhou reconhecimento nacional ao representar Alagoas no 2º edital da Academia LED - Jornalismo Globo na Universidade. Destacando a reinvenção das marisqueiras do bairro Vergel do Lago após o desastre da Braskem, a aluna foi a única do estado escolhida entre mais de 200 inscritos de todo o Nordeste.
Com o tema "Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa", o prêmio selecionou pautas que destacam iniciativas inovadoras na região. Maria Eduarda foi uma das 10 selecionadas e, além do reconhecimento, receberá R$10 mil para a produção da reportagem e uma experiência imersiva na redação da Globo, com direito à mentoria dos profissionais da emissora.
“Comecei a pensar o que poderia ser tão interessante a ponto de despertar curiosidade em pessoas da Globo. Foi quando lembrei da história do Sururote [moeda social criada no bairro para movimentar a economia local]. Passei o mês de outubro inteiro me debruçando em reportagens e pesquisas da própria Ufal sobre o assunto e sobre o crime da Braskem. Aí escrevi a pauta com foco nas marisqueiras do Vergel do Lago, que foram muito afetadas com o afundamento dos solos em Maceió”, explicou.
Apesar de estar animada com a conquista pessoal e profissional, Maria Eduarda destaca que este é um reconhecimento coletivo. “Tenho dito muito que esse prêmio não é só meu, mas da Ufal, dos meus professores, dos meus amigos que me apoiaram, e de Alagoas. Está sendo a realização de um sonho!”, destacou.
*Com informações da UFAL


