Geral

Natal Sem Fome mobiliza MST e Cozinhas Solidárias em ação de combate à fome em Maceió

Iniciativa distribui alimentos e refeições em comunidades da capital alagoana nesta sexta-feira (19)

Por Redação* 18/12/2025 12h12
Natal Sem Fome mobiliza MST e Cozinhas Solidárias em ação de combate à fome em Maceió
Natal Sem Fome: MST e Cozinhas Solidárias realizam ação em Maceió nesta sexta (19) - Foto: Assessoria

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza, mais uma vez, em Maceió (AL), a ação Natal Sem Fome, que promove a distribuição de alimentos no período de fim de ano em comunidades das periferias da capital. 

A iniciativa utiliza produtos cultivados em acampamentos e assentamentos em todo o estado e, em 2025, acontece por meio de Cozinhas Solidárias organizadas em diferentes bairros da cidade. A expectativa é ultrapassar a marca de mil refeições distribuídas nesta sexta-feira (19).

“Esse ano nosso Natal Sem Fome ganha um ingrediente ainda mais especial que é a força e organização comunitária das Cozinhas Solidárias em Maceió, que se reafirmam como um espaço de fortalecimento das comunidades e de combate à fome nestes territórios”, explicou Weldja Marques, da coordenação do Natal Sem Fome em Alagoas.

Segundo Weldja, quatro cozinhas ficarão responsáveis pela preparação das refeições, utilizando alimentos doados por camponeses e camponesas do MST. “Dos acampamentos e assentamentos do MST as Cozinhas Solidárias vão receber a doação de 5 toneladas de alimentos produzidos sem veneno para a partilha nos bairros de Maceió”, afirmou.

Além das doações provenientes das áreas de Reforma Agrária, a ação contou com a contribuição de amigos, apoiadores e parceiros da luta contra a fome e defensores da agricultura familiar e camponesa. A campanha de arrecadação financeira alcançou R$ 2.500, valor que será destinado à organização das refeições nas Cozinhas Solidárias, além do envolvimento de dezenas de voluntários e voluntárias.

“O Natal Sem Fome é mais um momento de articulação de uma rede de solidariedade que conecta o campo com a cidade e, mais uma vez, teremos a possibilidade de ocupar Maceió com a diversidade da produção de alimentos do MST, mas especialmente com o sentimento de partilha, comunhão e organização coletiva, tão necessário e presente nesse período de final de ano”, refletiu Weldja.

As Cozinhas Solidárias que participam do Natal Sem Fome em 2025 atuam em áreas como religiosidade, cultura, educação e organização comunitária de crianças, adolescentes e jovens. Todas compartilham o compromisso com o combate à fome em seus territórios de origem, assumindo essa pauta como parte central de sua atuação social.

Cozinhas Solidárias participantes


Cozinha União Solidária – Parque dos Caetés, Benedito Bentes

Organizada pela União por Moradia Popular de Alagoas, entidade sem fins lucrativos que atua desde 2001 na defesa da política habitacional, regularização fundiária e direito à cidade, a Cozinha União Solidária surgiu em 2020, durante a pandemia da Covid-19, na ocupação Alcir Matos, no Conjunto Aprígio Vilela. Após a conquista da moradia para 300 famílias em 2022, a cozinha seguiu atuando no enfrentamento da insegurança alimentar, com distribuição de sopa e cestas básicas. Em 2023, foi habilitada pelo programa Cozinhas Solidárias, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Cozinha Solidária da Paróquia Vétero Católica – Gama Lins, Cidade Universitária

Organizada pela Igreja Vétero Católica em Alagoas e no Brasil, a iniciativa atende há 23 anos dezenas de famílias da região, com atividades educacionais, sociais e atendimento médico. A cozinha também funciona como espaço de distribuição de alimentos para a comunidade.

Cozinha Solidária do Ilê Axé Vodum Tó Òmó Akuera – Colina 2

Comunidade religiosa de matriz africana que desenvolve ações de educação e cultura na região. Durante o Natal Sem Fome, a organização realizará distribuição de refeições em praças para a população em situação de rua.

Cozinha Solidária Jovens em Caminho – Vergel do Lago

A ONG Jovens em Caminho atua desde 2009 nas comunidades da Favela do Peixe, Conjunto Joaquim Leão e Conjunto Virgem dos Pobres. A entidade desenvolve atividades de educação infantil, artesanato, lazer, reforço escolar, esportes e outras ações voltadas às famílias da região.

*Com informações da Assessoria