Geral
Sesau capacitará técnicos municipais sobre o uso da PEP e PrEP
Ação é organizada pela equipe técnica do Programa Estadual de Controle do HIV
Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês dedicado à Campanha de Conscientização sobre HIV/AIDS, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoverá a Capacitação sobre o Uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Serão dois eventos – o primeiro no dia 10 deste mês, em Arapiraca, para os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde; e o outro no dia 11, para os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde.
A ação é organizada pela equipe técnica do Programa Estadual de Controle do HIV. No dia 10, a Capacitação sobre o Uso da PrEP e da PEP vai ocorrer no Cine Teatro do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, a partir das 8h. Já no dia 11, a capacitação acontecerá na Escola de Governo, no Centro de Maceió, também às 8h.
A PrEP consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas soronegativas (que não têm o HIV), mas que possuem alto risco de exposição ao vírus. O objetivo é evitar a infecção antes que ela ocorra, com uma eficácia de cerca de 99% na prevenção por via sexual quando usada corretamente.
Já a PEP é uma medida de urgência que utiliza medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao HIV (como em relações sexuais desprotegidas, acidentes com materiais biológicos ou violência sexual). A PEP deve ser iniciada o mais rápido possível, no máximo em até 72 horas após a exposição de risco, e o tratamento dura 28 dias.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a capacitação é essencial para ampliar a segurança clínica dos pacientes. “A capacitação vai assegurar que todos os profissionais que atuam nessa área estejam alinhados com os protocolos e diretrizes nacionais para a prescrição correta e acompanhamento dos pacientes”, reforçou o gestor.
Disponibilidade
Em Alagoas, a PrEP está disponível em Maceió, no PAM Salgadinho, no Centro; no Serviço de Atenção Especializada (SAE) do Hospital Escola Helvio Auto (HEA), no bairro Trapiche; e na Clínica da Família do Jacintinho. Já no interior, o medicamento está disponível no Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Arapiraca, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.
A PEP é ofertada em Maceió nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Trapiche, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins; no Hospital Escola Helvio Auto (HEHA) e no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos no bairro Trapiche, além do Hospital da Mulher, no Poço.
Já no interior, o SUS disponibiliza a PEP no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; no Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; na Unidade Mista Senador Arnon de Melo, em Piranhas; no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e nas UPAS Irmã Dulce, em Marechal Deodoro; Helenilda Veloso, em Palmeira dos Índios, UPA Dr. Ulysses Luna, em Delmiro Gouveia; e UPA Dr. David Disraeli Torres, em Viçosa.


