Geral
Profissionais do Hospital Veredas bloqueiam parte de via em protesto contra salários atrasados
Manifestação começou nesta quinta-feira (13) e seguem acontecendo por tempo indeterminado
Trabalhadores do Hospital Veredas voltaram a protestar, nesta quinta-feira (13), contra os salários atrasados e a ausência de complementação do piso salarial de enfermagem.
A manifestação começou hoje e continua pelos próximos dias por tempo indeterminado. Os trabalhadores paralisaram as atividades e ficaram na frente do hospital, interditando parcialmente uma das vias da Avenida Fernandes Lima.
Segurando cartazes com frases de protesto, os manifestantes entoaram gritos de reivindicação e revolta.
"Estamos aqui nessa luta pela falta de pagamento. São cinco meses de salários atrasados, o trabalhador não aguenta mais. Além disso, falta o complemento do piso de enfermagem. Julho, agosto, setembro e outubro, ainda mais dois meses, outubro e novembro de 2024 atrasados", disse uma das manifestantes.
Dezenas de profissionais foram para a porta da unidade com faixas e palavras de ordem denunciando a situação que se mantém caótica dentro do hospital, que passa por uma intervenção. O ato marca o início de uma greve que vai manter o percentual de 30% dos atendimentos.
"Os trabalhadores estão doentes mentalmente, não aguentam mais justificativas. Isso eles têm, mas eles querem as soluções. É mais prático vir as soluções do que as justificativas", afirmou outra trabalhadora.
Por meio de nota, a direção do Hospital Veredas informou que reconhece a situação difícil que os trabalhadores estão passando e que o pagamento está atrasado devido a um problema que foi identificado em uma conta judicial. O hospital também ressaltou que os valores pendentes não compreendem o período de abril a novembro, como foi informado.
O setor de gerenciamento de crises da Polícia Militar de Alagoas foi acionada para averiguar a interdição da pista.
Segundo a PM, uma guarnição verificou que as reivindicações das categorias envolvidas eram relacionadas a atrasos salariais e pendências trabalhistas. Diante da situação, foi realizada uma reunião com a direção do hospital e com representantes das categorias.
Após os encaminhamentos e acordos, a reunião foi finalizada, o protesto foi finalizado e a via liberada. A ação também contou com o apoio de uma guarnição do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
Confira abaixo a nota do Hospital Veredas na íntegra:
A Direção do Hospital Veredas reconhece e compreende a difícil situação enfrentada pelos trabalhadores da instituição. Temos plena ciência das reivindicações e reafirmamos que seguimos trabalhando incansavelmente para regularizar todos os pagamentos em aberto.
Informamos que os pagamentos foram retomados hoje, após diversas tentativas de amortização de uma das folhas salariais em aberto, bem como do piso da enfermagem, por meio da conta oficial do hospital — opção que oferece maior agilidade e eficiência nas transferências.
No entanto, a operação não pôde ser efetivada, o que tornou necessária a retomada do processo de pagamento pela conta judicial da Caixa Econômica Federal, cujo procedimento é manual e conta com número reduzido de caixas disponíveis, o que torna o processo mais demorado.
Ressaltamos que os valores ainda pendentes não compreendem o período de abril a novembro como informado à imprensa, mas referem-se a:
• 50% do 13º salário de 2024
• Abril e maio de 2025
• Agosto, setembro e outubro de 2025
Seguimos empenhados em solucionar, o mais breve possível, todas as pendências salariais e em manter o diálogo aberto e transparente com os trabalhadores, reafirmando nosso compromisso com o respeito, a valorização profissional e a continuidade do atendimento à população.
Direção do Hospital Veredas
Maceió-AL
13 de novembro de 2025


