Geral

Maceió registra 2,6 mil casos de sífilis em adultos, gestantes e crianças

Autoridades alertam para prevenção, já que a doença pode levar à morte

Por Redação* 26/10/2025 12h12
Maceió registra 2,6 mil casos de sífilis em adultos, gestantes e crianças
Saúde intensifica ações de combate e prevenção contra a sífilis em outubro - Foto: Ascom SMS/Maceió

Maceió tem registrado crescimento no número de casos de sífilis, doença transmitida principalmente por relações sexuais sem proteção vaginal, anal ou oral, com pessoa infectada, pelo contato com lesões, ou da mãe para o bebê durante a gestação ou parto.

Até o dia 21 de outubro deste ano, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET) apontam 1.961 casos em adultos, 514 em gestantes e 161 casos de sífilis congênita em crianças menores de um ano.

A doença apresenta diferentes manifestações clínicas, dependendo da fase em que se encontra, como feridas, manchas na pele, febre, e até lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Durante outubro, mês de combate à sífilis e à sífilis congênita, a Secretaria de Saúde de Maceió reforça a importância da prevenção, do teste rápido e do tratamento adequado para controlar a doença.

O tratamento da sífilis é oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde e conduzido por médicos e enfermeiros. Segundo a técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS, Tereza Carvalho, a prevenção da sífilis adquirida se dá por sexo protegido, enquanto a congênita depende de acompanhamento pré-natal correto.

“Quando o diagnóstico é confirmado por exame laboratorial, o paciente deve seguir o tratamento integralmente, conforme orientação do profissional de saúde. O procedimento é simples e rápido, e, se realizado corretamente e no tempo certo, promove cura e evita sequelas”, esclarece Tereza.

Outubro Verde


Como parte da campanha, será promovido um seminário voltado ao combate da sífilis, destinado a profissionais de saúde, estudantes e usuários dos serviços. A atividade, organizada pelo Programa de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, ocorrerá no dia 30 de outubro, das 8h às 14h, no Auditório da Uninassau (Farol), com inscrições abertas em: https://eventos.sms.maceio.al<... campanha reforça o uso de preservativos, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença, com foco em jovens, gestantes e seus parceiros, além da prevenção da sífilis congênita. 

O terceiro sábado de outubro é marcado pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, fortalecendo as ações de conscientização ao longo do mês.

*Com informações do Jornal Extra