Geral
Alagoas se destaca com cases de sucesso na Jornada Nacional de Inovação
Evento destacou a força inovadora do estado com exemplos locais de transição ecológica e transformação digital

Alagoas mostrou sua força inovadora na etapa Maceió da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, realizada nesta terça-feira (23/09), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa. O encontro reuniu, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), cases locais de destaque que evidenciam a capacidade do Estado de contribuir para a transição ecológica e digital do Brasil, integrando-se ao movimento liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Entre os exemplos de transição ecológica apresentados, estiveram a Nosso Mangue, com Mayris Nascimento, CEO e fundadora, que trabalha com mercado de carbono azul e justiça climática; a Cooperativa Pindorama, representada por Klécio José Santos, referência nacional em práticas sustentáveis; a Veolia, com Vicente Neto, gerente de Desenvolvimento de Negócios, que apresentou projeto de biometano para descarbonização da indústria; e a parceria Veolia/Braskem, apresentada por Vicente Neto e Hélcio Colodete, diretor industrial da Braskem, que desenvolvem geração de vapor a partir do cavaco de madeira de eucalipto.
No eixo da transformação digital, foram destaques a startup alagoana Hand Talk, representada pelo fundador Ronaldo Tenório, reconhecida mundialmente por sua ferramenta de tradução; a Telesil, com João Conte, gerente de Projeto, que mostrou iniciativas de eficiência energética em edificações; e a Solar Bebidas (Coca-Cola), representada por Claudivan Cassemiro, supervisor de Manutenção, e Dayse Santana, analista de Planejamento e Controle de Manutenção, que apresentaram soluções em inteligência artificial para monitoramento preditivo de máquinas.
O presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, ressaltou a relevância da Jornada de Inovação. “O propósito é mapear e dar voz às inovações que estão acontecendo no país, com a cara de cada região. Aqui em Alagoas, temos muito a mostrar. Os cases apresentados hoje reúnem o melhor da nossa capacidade de inovar e certamente vão inspirar não só outras empresas do nosso Estado, mas também do Nordeste e do Brasil”, afirmou.
O superintendente do Observatório Nacional da Indústria da CNI, Márcio Guerra, destacou a resiliência do ecossistema local. “O empresariado de Alagoas tem um olhar prático, de resolver problemas e criar soluções. Não se abate diante das dificuldades e isso fortalece o ambiente empreendedor do Estado”, avaliou.
Já o vice-presidente da FIEA e do Conselho do Sebrae Alagoas, José da Silva Nogueira Filho, reforçou a importância da Jornada. “Esforços unificados têm maiores chances de prosperar do que ações isoladas. Ao ouvir os empresários, é possível orientar melhor as políticas nacionais de inovação”, declarou.
A Jornada
A Jornada Nacional de Inovação é promovida pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e já percorreu as regiões Sul e Centro-Oeste. A ação é itinerante e vai passar por todos os estados do Brasil até fevereiro de 2026. Nos dia 25 e 26 de março do ano que vem, será realizado o 11º Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo. O objetivo é fortalecer o ecossistema nacional de inovação e estimular a economia do futuro a partir de soluções regionais.
Programação
Em Maceió, a programação começou pela manhã, com painéis sobre Transição Ecológica e Transformação Digital. No período da tarde, os participantes tiveram acesso a um workshop sobre recursos financeiros para inovar e gestão da inovação. O encontro abordou processos, captação de recursos e estratégias de fomento.
