Geral
Uso de Libras no atendimento à pessoas com deficiência auditiva é diferencial na Saúde de Maceió
Iniciativa é lembrada como garantia de inclusão dos maceioenses que utilizam o SUS no Dia Internacional da Língua de Sinais

Celebrado nesta terça-feira(23), o Dia Internacional da Língua de Sinais é uma importante data para reforçar o direito à comunicação plena de pessoas com deficiência auditiva e surdas. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde de Maceió criou a Central de Inclusão e Acessibilidade (CIAL).
Desde a criação, o setor tem ampliado o acesso aos serviços de saúde ao oferecer intérpretes da Língua Brasileira de Sinais(Libras) em consultas, exames e procedimentos realizados nas unidades básicas, no programa Saúde da Gente e nas Unidades de Pronto Atendimento(UPAs).
Além dos atendimentos presenciais, o CIAL inova ao disponibilizar também a modalidade de videochamada, por meio do número (82) 98174-0775, garantindo que pacientes que enfrentam dificuldades de deslocamento ou que residem em locais mais distantes possam se comunicar em Libras.Por este número, o usuário pode agendar o atendimento quando for o caso de consultas de rotina ou exames.
A intérprete de Libras e responsável pelo serviço, Gilmara Farias, afirmou que com esta ação, a Prefeitura de Maceió reforça a acessibilidade, possibilitando atendimentos de saúde adequados para todos os públicos.
“A central visa trazer melhoria, qualidade de vida, acessibilidade comunicacional e respeito à saúde das pessoas surdas e/ou deficientes auditivas de nossa capital. O atendimento inicia desde a triagem até a consulta médica e exames, além de orientações de enfermagem”, explicou Gilmara.
Os atendimentos acontecem das 7h às 17h, com o auxílio de um profissional habilitado em tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais. Ao chegar na unidade de saúde, o usuário pode usar o próprio celular ou o de algum profissional do local e entrar em contato para receber o atendimento.
