Geral
TRE-AL promove mutirão de serviços eleitorais para pessoas com deficiência nesta segunda (22)
Ação será realizada na segunda-feira (22), em Maceió, com serviços acessíveis, atividades culturais e orientação ao público; mobilização acontece em todos os estados do Nordeste

Em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) promove, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF), um conjunto de ações voltadas à inclusão e ao atendimento especializado.
Na próxima segunda-feira (22), será realizada uma ação presencial na Central de Atendimento ao Eleitor de Maceió, localizada no bairro da Gruta, das 7h30 às 13h30. O foco principal é oferecer atendimento acessível a eleitores com deficiência, por meio de um mutirão que inclui: alistamento para o primeiro título, atualização cadastral com autodeclaração de deficiência, transferência de domicílio eleitoral, solicitação de votação em seções acessíveis e regularização de títulos cancelados.
Além dos serviços eleitorais, a parceria com a SECDEF garante uma programação paralela com atividades culturais e ações de cidadania, como a Feira Empreendedora das Famílias Atípicas, apresentações artísticas protagonizadas por pessoas com deficiência, um balcão de serviços com informações especializadas, e um espaço institucional com a participação de entidades representativas da causa.
Ações acontecem em todos os estados do Nordeste
No mesmo dia, os Tribunais Regionais Eleitorais de toda a região Nordeste também participarão da mobilização por meio do projeto “Todo Voto Importa”, coordenado pelos Laboratórios de Inovação dos TREs nordestinos. A iniciativa visa garantir atenção especial às pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão no processo eleitoral.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência tem como propósito conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da garantia de direitos para esse público, além de combater o capacitismo e as barreiras sociais e físicas que ainda dificultam sua plena participação na vida social e política.
Transferência para seções acessíveis pode ser solicitada por qualquer eleitor com deficiência
Todos os eleitores e eleitoras com deficiência ou mobilidade reduzida têm o direito de solicitar a transferência para seções com acessibilidade, garantindo o exercício do voto de forma segura, autônoma e digna.
As chamadas seções acessíveis são aquelas que não apresentam obstáculos físicos, como pisos irregulares ou degraus sem rampas, e oferecem condições apropriadas de acesso à urna. Também devem contar com fones de ouvido para eleitores com deficiência visual e infraestrutura adaptada para atender a diferentes necessidades.
Para as Eleições 2026, esse pedido já pode ser feito, inclusive de forma online. Basta acessar o portal do TRE-AL (www.tre-al.jus.br) e utilizar o serviço de Autoatendimento Eleitoral, seguindo os passos:
- Selecionar “Título Eleitoral”;
- Clicar em “Atualize ou corrija seu título eleitoral”;
- Ir até a aba “Troque seu local de votação dentro do mesmo município”;
- Enviar os documentos solicitados;
- Preencher os dados complementares;
- Escolher o novo local de votação e, nessa etapa, indicar se deseja uma seção com acessibilidade.
Quem preferir, também pode fazer o pedido presencialmente em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.
Importante: o prazo final para solicitar alterações no cadastro é 6 de maio de 2026. Após essa data, o sistema é fechado até o fim do processo eleitoral e não haverá prorrogação.
*Com informações da Ascom TRE-AL
