Geral
208 anos de Alagoas: Desfile Cívico reúne multidão e homenageia Nise da Silveira
Evento destacou legado da psiquiatra alagoana e seu impacto na humanização da saúde mental

A Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, se transformou em um grande tributo à psiquiatra alagoana Nise da Silveira durante o tradicional Desfile Cívico em comemoração aos 208 anos da Emancipação Política de Alagoas. Cerca de 2.200 estudantes da rede pública participaram do evento.
A programação contou com 32 pelotões, incluindo bandas fanfarras estaduais e municipais, além da Banda da Polícia Militar e da Banda Filarmônica Santa Cecília. O desfile teve a presença do vice-governador Ronaldo Lessa, da secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, e de um grande público de alagoanos.

Para o vice-governador, é essencial que as novas gerações conheçam a história do estado e figuras importantes como Zumbi dos Palmares, Hermeto Pascoal e Nise da Silveira.
"Essa terra é abençoada. A terra de Zumbi, a terra de Nise da Silveira, que é a nossa homenageada. É uma médica que saiu de Alagoas, ganhou o Brasil e depois o mundo. A tese dela sobre o tratamento através da arte e humanização fez com que acabassem aqueles castigos, aquelas coisas de antigamente. É necessário que a gente possa gostar da nossa terra", afirmou Lessa.
Direto da cidade de Minador do Negrão, no Agreste alagoano, os alunos da Escola Estadual Belarmino Vieira Barros apresentaram o tema central “120 anos de Nise da Silveira: Um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”. Tacia Gomes, articuladora de ensino da instituição, destacou a importância do trabalho da psiquiatra.
"Esta alagoana fantástica revolucionou o tratamento psiquiátrico. Todos os alunos ficaram encantados pela doação dela em favor das pessoas com doenças mentais. Nós nos preocupamos em trazer para a avenida algo que retratasse a vida dela", explicou Tacia.
Um dos destaques do desfile foi a representação do gosto de Nise da Silveira por gatos. A estudante Vitória Araújo encarnou o animal usado pela médica nos tratamentos.
"Estou representando o gato que Nise da Silveira falava em relação à saúde mental. É um grande prazer estar aqui novamente na avenida de Maceió. A gente está se preparando há cerca de três meses. É um momento tão importante para a gente, que vem de tão longe. A gente quer mostrar para as pessoas o quanto a nossa escola se importa com a cultura e o bem-estar", disse Vitória.
Além dos figurinos e adornos, a música marcou o evento. O maestro da fanfarra Fan Show, Walter Araújo, falou sobre a importância de manter o ritmo das apresentações.
"Ensaiamos desde o fim do Carnaval. Com essa equipe, já trabalho há dois anos. O ritmo tem que estar bem ritmado, as danças também. É uma combinação que faz valer a pena a gente construir esse trabalho", concluiu Walter.
*Com informações da Gazetaweb
