Geral

Três rios de AL têm risco de transbordamento com chuvas persistentes

Rios Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe estão em elevação; Defesa Civil orienta população a seguir alertas oficiais

Por Redação 19/05/2025 18h06 - Atualizado em 19/05/2025 18h06
Três rios de AL têm risco de transbordamento com chuvas persistentes
O novo alerta hidrológico foi disparado no final da tarde - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um novo alerta hidrológico nesta segunda-feira (19) para o risco de transbordamento dos rios Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe, em decorrência das fortes chuvas que continuam a atingir o estado de Alagoas. 

De acordo com o boletim divulgado às 16h pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), o nível do Rio Santo Antônio, em São Luiz do Quitunde, chegou a 434 cm e segue em elevação, com risco de transbordamento nas próximas horas. Em Porto Calvo, o Rio Manguaba atingiu 249 cm, também com possibilidade de transbordamento ainda nesta noite. 

O Rio Camaragibe apresenta risco nas áreas mais baixas dos municípios de Matriz do Camaragibe e Passo do Camaragibe, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população local. 

O boletim também aponta elevação dos níveis das lagoas Manguaba e Mundaú. Em Marechal Deodoro, a Lagoa Manguaba alcançou 217 cm – a cota de transbordamento é de 270 cm. Já em Maceió, a Lagoa Mundaú chegou a 78 cm e segue em tendência de elevação. 

Outros pontos monitorados incluem o Rio Jitituba, em Flexeiras, que apresentou nível de 312 cm na tarde desta segunda-feira, com possibilidade de alagamentos em caso de chuvas mais intensas. 

Segundo a Defesa Civil Estadual, o número de pessoas atingidas pelas chuvas subiu para 184. A população pode acionar o órgão pelos números 199 ou 156 em caso de emergência. Para receber alertas, basta enviar o CEP por mensagem de texto para o número 40199.

Com TNH1.