Geral
Ligação clandestina de esgoto é flagrada durante fiscalização em Jacarecica
Operação da Prefeitura de Maceió identificou despejo irregular na rede de drenagem, com dejetos lançados no Rio Jacarecica

Uma operação da Prefeitura de Maceió identificou, nesta quarta-feira (7), uma ligação clandestina de esgoto na rede de drenagem da capital. O flagrante ocorreu na Rua Major Isidoro, nas proximidades do viaduto de Jacarecica, durante ação da Operação Línguas Sujas, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O despejo irregular foi classificado como crime ambiental e resultou na atuação da concessionária BRK Ambiental, com base na Lei Municipal nº 4.548/96 (art. 178, incisos III e XX) e na Lei Federal nº 9.605/98 (art. 54, inciso V). A Secretaria de Meio Ambiente irá autuar os responsáveis pela infração, segundo informou o subsecretário Diogo Lino.
De acordo com Rodrigo Cunha, a presença de esgoto na rede de drenagem compromete diretamente os recursos hídricos da região. No caso específico de Jacarecica, os dejetos estavam sendo lançados no Rio Jacarecica, impactando o meio ambiente e a balneabilidade da água.
Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra e responsável pela operação, explicou que a fiscalização busca identificar o uso indevido da rede de águas pluviais para descarte de esgoto. Segundo ele, a estimativa é de que a ligação clandestina esteja ativa há um longo período.
Com agências.
