Geral

Após orientação, Capitania dos Portos reduz área demarcada na Lagoa Mundaú; entenda

Área próxima às minas de Sal-gema da Braskem foi delimitada em novembro de 2023, suspendendo as atividades de pesca no local; nova demarcação libera parte da área para os pescadores

Por Ascom Defesa Civil 22/02/2024 13h01 - Atualizado em 22/02/2024 14h02
Após orientação, Capitania dos Portos reduz área demarcada na Lagoa Mundaú; entenda
No mapa, é possível conferir a delimitação da área que continua interditada - Foto: Centro Integrado de Montagem e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC)

A Defesa Civil de Maceió recomendou, por meio de ofício à Capitania dos Portos de Alagoas, a diminuição da área delimitada na lagoa Mundaú, na região das minas de sal-gema da Braskem.

A região está interditada desde novembro de 2023, por ocasião do colapso da mina 18, o que impossibilita a atividade de pesca em toda a área demarcada.

“Essa medida foi tomada por segurança, para que não fosse colocado em risco a vida dos pescadores que trabalham naquela região, por causa do risco iminente de colapso da mina 18 e, após o evento ocorrido, os estudos e monitoramento que continuam existindo na área”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

Após a diminuição dos riscos e a retomada dos trabalhos, inclusive o de preenchimento das minas, o órgão fez a recomendação dessa diminuição da área em que estava proibida a atividade de pesca.

“Nosso trabalho está sempre focado em salvaguardar a vida de toda a população. Não havendo riscos iminentes, a área delimitada pode ser diminuída”, acrescenta o coordenador.

No mapa anterior, área delimitada era mais extensa, por segurança. Imagem: Centro Integrado de Montagem e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC)

A área delimitada já foi alterada desde ontem (21), e a atividade de pesca está liberada até a área demarcada com boias. A região mais próxima às minas continua interditada.