Geral

Teto desabando e ventiladores queimados: mães denunciam descaso em CMEI no Pontal da Barra

Em vídeo, duas mães apontam a situação em que se encontra a creche municipal, que é a única do bairro

Por Redação 21/02/2024 17h05
Teto desabando e ventiladores queimados: mães denunciam descaso em CMEI no Pontal da Barra
CMEI Mestre Izaldino, no Pontal da Barra - Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Nesta quarta-feira (21), duas mães moradoras do bairro do Pontal da Barra, em Maceió, usaram o Instagram para registrar uma denúncia: a situação de descaso em que se encontra o CMEI Mestre Izaldino, única creche municipal do local.

No vídeo, publicado na conta @MaceiosemH, as duas mães, identificadas como Ana Clara e Rafaela, mostram diversas deficiências na unidade de ensino, que é a única instituição municipal do local e apresenta diversas falhas de manutenção.

"A gente veio nesse vídeo reivindicar os nossos direitos. O ventilador queimou e não foi o primeiro, esse aqui a professora teve que apagar usando uma fralda", conta Ana Clara, apontando para uma parede queimada.

Em breve passeio pela unidade, as duas mostram as condições em que se encontra o equipamento público: salas com ventiladores que pegaram fogo, teto desabando, banheiro interditado, falta de manutenção na capinagem do terreno, que atrai mosquitos, além de uma cisterna com a tampa quebrada, se tornando um buraco e apresentando risco aos alunos.

No tour pela unidade, ambas mostram o berçário da creche, que se encontra sem ar-condicionado, possuindo apenas um ventilador, que não atende a demanda necessária, deixando os bebês, que exigem mais atenção e cuidado, no calor.
Além disso, o mesmo se encontra com o teto desabando: "Como o teto ta desabando os mosquitos entram por aqui, aqui atrás ta o matagal que a gente mostrou", conta Ana Clara, mãe do pequeno Noah.

Ela pontua ainda a escassez de professores e auxiliares de sala, pois segundo ela, uma das salas comporta vinte alunos, uma quantidade acima do que uma única professora conseguiria dar conta.

Veja o vídeo:


Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) informou que os problemas na rede elétrica já estão sendo solucionados e em breve a unidade passará por um projeto de requalificação elétrica e climatização.

Confira a nota completa:

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) informa que já está solucionando os problemas, provocados pela ação da maresia, na rede elétrica e na estrutura do CMEI Mestre Izaldino, localizado no Pontal.

O CMEI será contemplado com o projeto de requalificação elétrica e climatização, enquanto isso não ocorre, novos ventiladores serão entregues e os demais reparos executados.

A gestão da Semed vem enfrentando e se empenhando para solucionar, da forma mais célere possível, todos os desafios históricos da pasta, inclusive àqueles ligados à infraestrutura das unidades escolares.

Existe um cronograma anual de manutenções programadas realizadas rotineiramente nas unidades de ensino da capital, seguindo o planejamento organizado pela gestão para enfrentar o grave e antigo problema da ação do tempo nos edifícios e equipamentos e na infraestrutura elétrica de alguns imóveis.