Geral

Descaso: Falta de pagamento paralisa Centro-Dia em Maceió

Decisão afetará diretamente cerca de 60 famílias que dependem dos serviços oferecidos pela instituição para o cuidado e a inclusão social de pessoas com deficiência em idade adulta

Por Redação 16/02/2024 16h04 - Atualizado em 16/02/2024 16h04
Descaso: Falta de pagamento paralisa Centro-Dia em Maceió
Pestalozzi em Maceió - Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

A Associação Pestalozzi de Maceió anunciou nesta sexta-feira, 16, que será forçada a suspender as operações do Centro-Dia, a partir da próxima segunda-feira, 19. A decisão afetará diretamente cerca de 60 famílias que dependem dos serviços oferecidos pela instituição para o cuidado e a inclusão social de pessoas com deficiência em idade adulta. 

De acordo com a nota oficial emitida pela Associação, a suspensão das atividades se deve à falta de repasse de recursos por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) nos últimos 8 meses. Os recursos provenientes dos governos federal, estadual e municipal, destinados ao funcionamento do Centro-Dia, não têm sido repassados pela SEMAS, o que impossibilita a manutenção das atividades essenciais para a vida e a integração social das pessoas com deficiência. 

O Centro-Dia é a única unidade em todo o estado de Alagoas que oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos voltados especificamente para pessoas com deficiência em fase adulta. Contando com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, o centro desempenha um papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento de habilidades e na promoção da integração social entre os assistidos e suas famílias. 

Até o momento, não há uma previsão concreta para o retorno das atividades do Centro-Dia, deixando as famílias e os usuários do serviço em uma situação de incerteza e vulnerabilidade.

Confira abaixo a nota completa 

A Associação Pestalozzi de Maceió informa que, devido a falta de pagamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, o funcionamento da unidade Centro-Dia será suspenso. A interrupção do serviço acontece a partir da próxima segunda-feira (19) e, infelizmente, deixará cerca 60 famílias desassistidas, sem previsão de retorno.

Os recursos federais, estaduais e municipais direcionados para o funcionamento do serviço não são repassados pela SEMAS há 8 meses, impedindo a manutenção dos trabalho pela vida e inclusão social das pessoas com deficiência.

O Centro-Dia é a única unidade em Alagoas que presta um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos direcionado para pessoas com deficiência em sua fase adulta. Com uma equipe multidisciplinar, o centro estimula o desenvolvimento de habilidades e garante a integração entre seus assistidos e familiares.

A Associação Pestalozzi trabalha pela vida e cidadania. E para continuar suas atividades pelas pessoas com deficiência necessita da colaboração dos agentes públicos.

Tereza Amaral
Presidente da Associação Pestalozzi de Maceió

Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), responsável pelos repasses informou que o repasse financeiro ao Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência (Centro Dia e Residência Inclusiva), executado pela Associação Pestalozzi de Maceió, não está sendo realizado em razão da falta de interesse da entidade em fazer o aceite, com a alegação de que os valores disponíveis são insuficientes para a manutenção dos serviços. 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar disse ainda que a maior parte do valor repassado é composta por verba do Governo Federal, complementada com recursos ordinários da municipalidade. 

"A Semdes acrescenta que as tratativas para resolução do impasse estão em andamento, inclusive com uma reunião agendada para a próxima segunda-feira, quando deve ser acordado um plano de repasse", informou.