Geral

Sem equipamento adequado, CMEI no Benedito Bentes dificulta a entrega de água de qualidade para crianças

Sem respostas efetivas da Semed, a creche enfrenta estes e outros problemas,desde abril do ano passado

Por Redação* 07/11/2023 11h11 - Atualizado em 08/11/2023 15h03
Sem equipamento adequado, CMEI no Benedito Bentes dificulta a entrega de água de qualidade para crianças
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José de Oliveira - Foto: Reprodução

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José de Oliveira, localizado no bairro do Benedito Bentes, vem sendo alvo de furtos em série. Por consequência, um dos equipamentos utilizados para o tratamento da água disponibilizada para as crianças foi roubado e o líquido está sendo entregue para os alunos com coliformes fecais, assegurou uma fonte, ao Jornal de Alagoas.  

De acordo com uma representante da escola, carros-pipa estão sendo contratados há meses, pela Semed, como alternativa para suprir a demanda de água tratada. O reservatório que recebe a água do carro-pipa está contaminado, devido a falta de um dosador de cloro, e as aulas eventualmente precisam ser interrompidas. 

A situação da água no CMEI Maria José de Oliveira começou a ser um problema desde abril do ano passado. A representante cobra à Secretaria Municipal de Educação (Semed) uma solução definitiva para o problema que prejudica centenas de alunos da escola.  

"Ficamos 4 meses com o problema, até que foi parcialmente resolvido. Este ano, por ocasião dos furtos, um equipamento que faz o processo de purificação da água do poço foi furtado, a partir daí a situação recomeçou”. 

Sem o equipamento, um profissional faz a limpeza eventual do reservatório, mas sem uma solução definitiva, o denunciante teme que a água continue sendo entregue contaminada para as crianças.

Uma outra pessoa que faz parte da coordenação da escola, mas preferiu não se identificar,  afirmou que a Secretaria Municipal de Educação não atua para a resolução desse problema e dos roubos frequentes que a escola vem passando.  "Já vemos com isso há três meses, pagando carro-pipa e a solução seria comprar uma dosadora [de cloro] para repor no lugar da que foi roubada. A Semed não faz nada". 

Em nota enviada na quarta-feira (8), a Semed informou que realizou nesta data a limpeza do reservatório do CMEI Maria José de Oliveira, com o objetivo de normalizar o mais rápido possível o fornecimento de água da unidade e confirmou o furto da peça responsável pelo tratamento da água e também a contratação de uma empresa de fornecimento de água por caminhão pipa. 

Problemas identificados na água fornecida pela empresa contratada, no entanto, acarretaram na suspensão da distribuição. 

De acordo com a nota enviada pela Semed, após a conclusão da limpeza do reservatório, fará a substituição da peça furtada para retomar o abastecimento de água na unidade escolar, assegurando o bem-estar das crianças, funcionários e da comunidade escolar em geral.

*Matéria editada às 15h de 08 de novembro para inclusão de resposta enviada pela assessoria de comunicação da Semed.