Geral

Descaso: bairros da parte baixa de Maceió ficam sem água e moradores ficam revoltados

Residentes de algumas localidades da capital alagoana conversaram com a reportagem e relataram insatisfação com a BRK Ambiental, empresa responsável pelo saneamento na cidade

Por Ruan Teixeira 20/07/2023 18h06 - Atualizado em 20/07/2023 19h07
Descaso: bairros da parte baixa de Maceió ficam sem água e moradores ficam revoltados
Bairros da parte baixa da capital alagoana ficam sem água - Foto: Reprodução/Internet

Nessa quinta-feira, 20, moradores e trabalhadores dos bairros Jaraguá e Poço, ambos localizados na parte baixa da capital alagoana, relataram ao Jornal de Alagoas, estarem sofrendo com a falta de água na região. 

Joezia Silva, por exemplo, procurou a reportagem para se queixar que na empresa no qual trabalha, situada entre os bairros do Jaraguá e Poço, estão sem água desde ontem (19). ''É um absurdo o que essa empresa faz com o povo. Eles não avisam nada, demoram para realizar e efetuar qualquer serviço. Um descaso'', desabafou, ao destacar também que os colaboradores da empresa que trabalha, não estão usando o banheiro para fazer outras necessidades devido à falta de água. 

Lara Constant, mora no bairro do Poço e também conversou com a reportagem, onde desabafou sobre o fato e demonstrou insatisfação com a atual empresa responsável pelo saneamento em Maceió. 

''Ontem fiquei surpresa ao descobrir que o bairro (Poço) estava sem água. Só percebi porque acabou a água da caixa. Antes a empresa responsável costumava avisar. Fui na casa da minha avó, no mesmo bairro, e ela disse que estava faltando água há quatro dias. A situação fica deplorável por tanto tempo sem água. Todo mundo reclamando, sem água em casa, nos parentes e trabalho'', detalhou Lara. 

Outra moradora, identificada como Deise Ferreira, relatou para reportagem que, foram 2 dias corridos sem água. ''A sorte aqui de casa é que ainda tinha um reservatório, mas, mesmo com essa facilidade, fomos pegos de surpresa. Apenas faltou água e não sabíamos quando iria voltar. Olha o prejuízo para comunidade, onde a maioria da pessoas ao redor do bairro dependem exclusivamente da água que vem da rua, sem aviso algum, de uma hora para outra ficam sem água, até para beber, e sem sabermos o motivo ou quando o abastecimento será normalizado”.

Posicionamento da BRK

Em nota publica em seu site, a BRK informou na última quarta-feira, 19, que os Distritos de Medição e Controle (DMC) Salvador Calmon, Inácio Gracindo, Carlos Tenório, Sampaio Luz e Travessa Santa Nazaré, localizados em Maceió, foram fechados temporariamente devido à manutenção de rede de água. ''O trabalho está sendo realizado pela BRK, com finalização prevista para a noite do mesmo dia''. 

Em outro trecho da nota, a empresa também relatou que o abastecimento de água em algumas localidades dos bairros do Jaraguá, Poço, Pajuçara, Ponta Verde e Ponta da Terra podem ficar comprometido. ''Após o término do trabalho, a distribuição voltará gradativamente nas localidades''.