Geral

Vídeo: sede do Incra em AL é invadida por militantes do MST que pedem a saída de primo de Lira

Trabalhadores rurais pedem a nomeação de novo diretor para superintendência no estado do órgão responsável pela implementação da reforma agrária

Por Redação 10/04/2023 18h06 - Atualizado em 10/04/2023 19h07
Vídeo: sede do Incra em AL é invadida por militantes do MST que pedem a saída de primo de Lira
Organizações exigem a exoneração de César Lira. - Foto: Reprodução/Redes sociais

Nesta segunda-feira, 10, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Alagoas (MST-AL), invadiram a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Alagoas, pedindo o afastamento do atual superintendente, Cesár Lira, primo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Veja abaixo:


Reprodução/Redes Sociais 

Conforme a direção do MST no estado, cerca de 1.500 pessoas participaram da marcha, no que percorreu em direção ao prédio da superintendência alagoana do órgão responsável pela implementação da reforma agrária, no centro de Maceió, antes e durante a invasão. 

Reprodução/Redes Sociais

Os sem-terra estariam acampados na capital alagoana desde a tarde do último domingo, 09. Além do MST, a invasão teve apoio da Frente Nacional de Lutas (FNL), do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Movimento da Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Para o MST, o superintendente atual representa o governo passado. “É inaceitável a continuidade de uma gestão bolsonarista. Por que o governo Lula mantém por tanto tempo (mais de cem dias de governo) um superintendente inimigo da reforma agrária com histórico de violência junto a lideranças e comunidades?”, questiona a nota divulgada pelos membros do movimento.

A ocupação da sede do Incra foi feita após o líder do MST, João Pedro Stedile, anunciar que, neste mês de abril, o movimento vai realizar intervenções em todo o país, em função do aniversário do massacre de Eldorado do Carajás (PA), quando 19 sem terra foram mortos pela Polícia Militar do Pará, em abril de 1996.