Geral

Dia das Pessoas com Síndrome de Down é celebrado com ações de saúde, cursos e até desfile de moda; confira

Data tem como objetivo celebrar a inclusão e a dignidade de pessoas com a síndrome;

Por Ylailla Moraes* 21/03/2023 12h12 - Atualizado em 21/03/2023 12h12
Dia das Pessoas com Síndrome de Down é celebrado com ações de saúde, cursos e até desfile de moda; confira
Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down em Maceió terá até desfile de moda - Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (21) é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Síndrome de Down. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome e pretende lembrar a importância da conscientização e celebração da vida das pessoas que possuem essa condição, além de que elas tenham acesso à oportunidades, dignidade e bem-estar.

O último sábado (18) marcou o início de uma semana repleta de ações voltadas para a inclusão, com palestras com foco na conscientização e inclusão em escolas e instituições, além do lançamento de um projeto voltado para as mães de pessoas com deficiência e oficina de culinária para pessoas com Down. Tudo isso está sendo organizado pelo Instituto Amor 21, uma das instituições que trabalha com crianças, jovens e adultos com a Síndrome de Down em Alagoas.

O Amor 21 tratou de assuntos como as atualizações da trissomia do cromossomo 21, saúde, educação e cuidados que devem ser tomados com crianças e adultos com Down. As palestras foram direcionadas a estudantes e profissionais da área da saúde e educação. 

Já nesta terça (21), a programação é voltada para as pessoas com Down. O instituto vai realizar cursos de culinária e de pizzaiolo. Para participar, é preciso ter no mínimo 15 anos e se inscrever pelo WhatsApp (82) 99985-9086.

As mães também não ficaram de fora das comemorações e foram recebidas pelo projeto Bora se Cuidar que será destinado às mães de pessoas com deficiência, seja ela a Síndrome de Down ou não.

Tony Cabral, membro do Instituto Amor 21, falou sobre as mudanças que acontecem quando uma família descobre o diagnóstico de uma criança com Down e como isso impacta e muda a vida da mãe.

"A mãe abdica da vida para cuidar do filho, então a família empobrece. Estamos fazendo esse projeto de empreendedorismo para ajudar na renda das mães e também os cursos de autocuidado porque quando a mãe não está bem, o filho também não se desenvolve", disse.

Segundo ele, o projeto vai oferecer apoio psicológico, atividades físicas, dança, pilates, cursos de auto cuidado e imagem, empreendedorismo, e educação financeira.

Outra instituição, a APAE (Associação dos pais e amigos dos excepcionais ) que também oferece assistência aos PCds (Pessoas Com Deficiência) e seus familiares, lutando pelos direitos humanos e a inclusão, realizará nesta terça-feira, dia 21 de março, um desfile com pessoas com síndrome de down.

O evento conta com a parceria do Maceió Shopping e lojas parceiras. A iniciativa busca reforçar valores de igualdade e respeito. E o público poderá acompanhar o desfile de forma totalmente gratuita, a partir das 14 horas, em frente à Loja Maganize Luiza (Piso 1).nesta terça-feira, dia 21 de março, um desfile com pessoas com síndrome de down. O evento conta com a parceria do Maceió Shopping e lojas parceiras. As estrelas do desfile serão 21 modelos do Grupo Síndrome de Down da APAE Maceió.

Conheça a Síndrome de Down:

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. O médico britânico John Langdon Down, em 1866 se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico único e com identidade própria. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, totalizando em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.

É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.

A condição surge ainda no útero materno, quando a divisão celular do embrião falha e resulta em 3 cromossomos de posição 21. Daí se dá o nome da síndrome e da data que é comemorada internacionalmente e que busca promover um debate público de inclusão, conscientização e respeito sobre a causa.