Geral
Denúncias de assédio eleitoral na Casa Vieira serão analisadas pelo Ministério Público
Procurador analisará o conteúdo denunciado antes de adotar eventuais medidas administrativas e judiciais cabíveis ao caso

O caso de coação eleitoral praticado contra funcionários da loja de departamento Casa Vieira, em Cruz das Almas, em Maceió, que veio à tona nesta quinta-feira (20), será analisado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas.
O procurador Mateus Gama será o responsável pelo trabalho. Ele analisará o conteúdo denunciado antes de adotar eventuais medidas administrativas e judiciais cabíveis ao caso.
O Ministério Público oficializou duas notícias de fato a respeito do episódio de assédio a trabalhadores no meio ambiente de trabalho nesta quinta-feira (20).
Os procedimentos de números NF001548.2022.19.000/7 (unidade do Centro) e NF001553.2022.19.000/6 (unidade de Cruz das Almas) reúnem todas as denúncias relacionadas à rede de varejo que o MPT recebeu até o início da tarde de hoje.
O número de relatos de casos de assédio a trabalhadores subiu de 19 para 31 nas últimas 24 horas, sendo 28 apenas referentes ao segundo turno das eleições. O MPT em Alagoas segue recebendo denúncias de assédio eleitoral por meio das ferramentas eletrônicas (site prt19.mpt.mp.br e aplicativo MPT Pardal), telefones institucionais e atendimento presencial em Maceió e Arapiraca.
O caso
O funcionário, que pediu para não ser identificado, disse que na quarta-feira,(19), a empresa anunciou que uma palestra sobre o “Outubro Rosa” seria realizada para os trabalhadores, em seu auditório. Porém, quando a palestra começou, os presentes foram surpreendidos com a distribuição de material e exibição de imagens e vídeos contra o candidato a Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
“A palestra durou pouco mais de 1h. Houve coação e crime eleitoral sim. Fizeram fake news, várias edições de vídeos do Lula, recortes, panfletos, etc. A palestra foi ministrada pelo Josan Leite", disse o funcionário.
De acordo com as imagens enviadas pelo funcionário, é possível ver o engenheiro civil e ex-candidato ao governo do Estado, nas eleições de 2018, Josan Leite, na frente de dezenas de funcionários, que aparecem sentados em frente a uma imagem de Lula e Bolsonaro, projetada na parede, com o título “A luta do bem contra o mal". Já em outras imagens se vê os panfletos que foram distribuídos no local.
