Geral

Implantação do 5G em Alagoas é adiada por atraso na entrega dos equipamentos

Maceió e outras 14 capitais deverão estar aptas para receber a tecnologia até 28 de outubro

Por Redação 20/08/2022 14h02
Implantação do 5G em Alagoas é adiada por atraso na entrega dos equipamentos
A tecnologia 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis, entregando alta velocidade nas conexões - Foto: Reprodução | Internet

Com o prazo adiado, Maceió tem até o dia 28 de outubro para estar apta para receber a implantação da tecnologia 5G. Decisão tomada, na última sexta-feira (20), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), com base em informações logísticas da Entidade Administradora da Faixa (EAF – Siga Antenado), recomendar ao Conselho Diretor da Anatel a prorrogação da disponibilização da faixa de 3,5 GHz.

A recomendação surgiu pela necessidade de ampliação do prazo para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Mas o sinal pode ser disponibilizado antes, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF. As operadoras têm mais 30 dias para cumprir o edital e ativar o 5G, até 27 de novembro.

Além de Maceió, a prorrogação vale para Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém. Por enquanto, oito capitais no país possuem acesso ao 5G. São elas: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. A partir de segunda-feira (22), o sinal do 5G deve ser ativado nas cidades de Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas.

*Com informações da Tribuna Hoje