Geral

Moradores do Bom Parto se reúnem no Farol para cobrar governo e prefeitura sobre chuvas

Eles fecharam trecho da Av. Fernandes Lima em ambos sentidos; trânsito ficou lento na região

Por Redação 06/07/2022 08h08 - Atualizado em 06/07/2022 10h10
Moradores do Bom Parto se reúnem no Farol para cobrar governo e prefeitura sobre chuvas
Eles informaram que estão alojados há 4 dias no Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) Pinheiro sem condições básicas - Foto: Reprodução/Gazeta Web

Na manhã desta quarta-feira (6), moradores do bairro do Bom Parto, em Maceió, interditaram a Avenida Fernandes Lima para protestar cobrando assistência por parte do governo e prefeitura durante o período de chuvas. 

Em entrevista ao Gazeta Web, eles informaram que estão alojados há 4 dias no Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) no bairro do Pinheiro e que estão sem estrutura básica, faltando itens como água, colchão e alimento. Também relataram que não podem retornar às suas residências pois muitas delas ainda estão tomadas pela água e lama. 

Durante o horário de pico, o trânsito ficou congestionado na região. O protesto inicialmente fechava os dois sentidos da avenida. Após a chegada da Polícia Militar (PM), liberaram o sentido Tabuleiro dos Martins. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) informou:

Desde sábado (02), as equipes do Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) da Defesa Civil estão atendendo a população do Bom Parto, em que 340 pessoas foram levadas para o CAT e estão recebendo toda assistência social e em saúde do Município. Os moradores que precisarem de abrigamento, podem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156.

A Secretaria de Assistência Social de Maceió reforça que atenderá todas as pessoas desalojadas e desabrigadas por conta das chuvas. Aqueles que se enquadrem nos requisitos receberão o aluguel social, no valor de R$ 250, e o auxílio emergencial, no valor de R$ 500 por até seis meses. O cadastro já começou a ser feito, inicialmente pelas pessoas que estão em abrigos. A Prefeitura segue trabalhando 24 horas por dia para atender a todos o mais rápido possível, e estima que os valores comecem a ser pagos nos próximos dias.