Geral

Hospital Metropolitano de Alagoas dará início a consultas e exames para a Maratona de Cirurgias

Pacientes devem comparecer ao HMA nesta segunda (27) e terça-feira (28), das 6h às 18h

Por Secom AL 26/06/2022 11h11
Hospital Metropolitano de Alagoas dará início a consultas e exames para a Maratona de Cirurgias
Logística para a ação no Metropolitano foi discutida nesse sábado (24) com a direção e com os colaboradores - Foto: Eva Pimentel

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) convoca toda população alagoana que estiver precisando de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a comparecer nesta segunda (27) e terça-feira (28), no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, a partir das 6h, para realização de consultas e exames oferecidos pela Maratona de Cirurgias promovida pelo Governo do Estado para diminuir a demanda reprimida durante a pandemia da Covid -19.

Devem ser contemplados pacientes que precisam de colecistectomia, hernioplastia, histerectomia, perineoplastia, postectomia, cirurgias ortopédicas, catarata (acima de 60 anos) e pterígio. Os pacientes que já tenham data marcada para alguma dessas cirurgias também poderão antecipar o procedimento dentro da maratona. Na triagem deverão apresentar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.

Toda a logística para o início da ação no Metropolitano foi discutida neste sábado (25) com a direção da unidade e os colaboradores que estarão envolvidos, com o objetivo de dar total assistência a quem procurar pelo programa nesses dois dias de avaliações.

O coordenador da maratona, Iran Azevedo, participou do encontro para organização da logística no Metropolitano. “Após iniciarmos em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema agora estamos aqui nas preparações para tudo acontecer em Maceió”, completou.

O diretor-geral do HMA, Ajax Caldas, se envolveu na organização de toda a ação desde a primeira convocação da Sesau e pediu empenho de toda sua equipe. “Esse momento vai ser um marco para o Governo do Estado e para o HMA, sempre preocupados com a saúde dos alagoanos. Parabéns pela ação e estaremos juntos para que seja um sucesso”.

A importância da maratona também foi ressaltada pelo diretor médico Aldo Calaça, durante a reunião de logística. “Esperamos atender todas as pessoas que estão aguardando suas cirurgias e proporcionar melhora na qualidade de vida da população”.

A diretora administrativa, Eva Rodrigues, explicou quem pode ser beneficiado com a iniciativa. “O Hospital Metropolitano vai estar de portas abertas, nesses dois dias, das 6 às 18 horas, recebendo quem mora em Maceió ou no interior do Estado. Qualquer pessoa pode nos procurar, não só quem tenha demanda reprimida, mas quem precise de alguma dessas cirurgias. Estamos preparados para fazermos os procedimentos necessários antes de agendarmos a cirurgia, desde a avaliação médica aos exames. Vamos juntos, trabalhar pelo melhor para os alagoanos. Contem com toda equipe de colaboradores do Metropolitano”.

A Maratona de Cirurgias é uma ação inspirada no Opera Alagoas, programa também criado pela Sesau e que foi paralisado em 2020, devido ao avanço do novo coronavírus em Alagoas.