Geral

Em parceria, catadores de recicláveis irão conseguir gerar renda nos dias de shows das festas juninas

Ação vai promover incremento da renda dos catadores e uma festa junina com menos produção de lixo

Por Secom Maceió 11/06/2022 17h05
Em parceria, catadores de recicláveis irão conseguir gerar renda nos dias de shows das festas juninas
Catadores terão incremento na renda durante o mês de junho - Foto: Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Com o intuito de ajudar as cooperativas de catadores de material reciclável de Maceió, o Município firmou uma parceria para viabilizar a geração de renda entre os cooperados que já atuam na capital.

Até 10 catadores de cada cooperativa vão montar uma força-tarefa para fazer o recolhimento de latinhas e outros materiais durante o evento junino, em Jaraguá e no Benedito Bentes. Eles terão disponível uma estrutura com tendas para já realizar a triagem. Além disso, todos estarão identificados com fardamento doado pela Prefeitura.

Participam da ação a Cooprel Antares, a Cooprel Benedito Bentes, a Coopvila e a Catamundaú. Elas contarão com o apoio de 20 garis que irão coletar todos os resíduos descartados nos locais de festa e destinar aos catadores.

Para a coordenadora de Supervisão de Cooperativas e Recicláveis da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Virgínia Lucena, a parceria do Município com as cooperativas gera ganhos em vários aspectos.

"É a primeira vez que o Município organiza a coleta seletiva dentro da programação oficial dos festejos juninos, e tanto tem a ação social, envolvendo os catadores, como recomenda a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, quanto tem impacto econômico na geração de renda aos cooperados. São mais de 130 famílias envolvidas no processo da coleta seletiva, e essa oportunidade contribui com o desenvolvimento sustentável, geração de renda, aumento de produtividade", avalia.

Depois de mais de dois anos da pandemia do coronavírus, em que houve a redução do volume de materiais recicláveis, a oportunidade de incrementar a renda deixa animada a presidente da Cooprel, Patrícia Ramos.

"Um evento com a previsão de 100 mil pessoas por dia é uma oportunidade e tanto de incrementar nosso faturamento. A nossa expectativa é um aumento de 15% a 20% no mês. Estamos com as melhores expectativas possíveis, nunca vi a prefeitura fazer isso. Espero que seja o primeiro evento de muitos", comemora.