Geral

Muro de casa abandonada desaba na Gruta de Lourdes, em Maceió

Moradores denunciaram que a casa está vazia há três anos e a parede já inclinada apresentava uma grande rachadura

Por Redação 25/04/2022 22h10 - Atualizado em 25/04/2022 23h11
Muro de casa abandonada desaba na Gruta de Lourdes, em Maceió
Desabamento aconteceu em casa na Gruta de Lourdes - Foto: Cortesia ao Jornal de Alagoas

Um barulho estrondou a noite da pouco movimentada rua Engenheiro Otávio Cabral, na Gruta de Lourdes, em Maceió, fazendo com que os vizinhos saíssem à porta de suas casas.

Pensando ser um assalto ou uma batida de carro, os moradores logo perceberam se tratar da queda do muro de uma casa abandonada localizada na esquina da rua, que dá acesso à Avenida Rotary.

Ao Jornal de Alagoas, eles denunciaram que a casa está vazia há três anos e a parede já inclinada apresentava uma grande rachadura há pelo menos dois, após a queda de uma árvore da casa sob a estrutura. Ninguém passava pela calçada no momento do incidente.

"O dono desse imóvel não mora no Brasil e, após uma reforma que não foi concluída, a casa ficou abandonada e cheia de entulhos que pressionavam a parede. Nós sofremos com infiltrações, insetos peçonhentos e mosquitos, o que é perigoso nesse período de aumento do caso de Dengue", afirma o vizinho de porta da casa agora sem muro.

Ele preferiu não se identificar, mas contou ao Jornal de Alagoas que a Prefeitura, ao perceber a rachadura, havia colocado uma faixa de contenção na calçada, mas que ela não resistiu ao vento e às chuvas e caiu pouco tempo depois.

"Sorte que desabou a noite. Podia ter acontecido uma tragédia", acredita.

Os moradores afirmaram que irão acionar os órgãos públicos para que seja feita a retirada total dos entulhos e escombros.

Por conta própria eles realizaram a limpeza de parte dos escombros que caíram sob a valeta de água, com receio de que as chuvas possam alagar a rua.

A Secretaria Muncipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) foi contatada para responder a respeito da faixa de contenção. A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela limpeza urbana, também. Nenhum dos dois órgãos respondeu até o momento.