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Casal é condenada a indenizar cliente por cobrança com valores excessivos

Decisão aponta que a companhia prestou serviço defeituoso

Por Redação 11/03/2022 13h01 - Atualizado em 11/03/2022 13h01
Casal é condenada a indenizar cliente por cobrança com valores excessivos
Empresa deve indenizar a vítima em R$ 3 mil - Foto: Reprodução/Francisco Alves

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) foi condenada a indenizar em R$ 3 mil, por danos morais, uma mulher que teve valores excessivos cobrados nas faturas de água, referentes aos meses de maio e junho de 2017. A decisão é do juiz Ivan Vasconcelos Brito Junior e foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (11).

Segundo a cliente, o imóvel é de propriedade da filha, e logo após a transferência da titularidade das faturas de água para seu próprio nome, que foi feita em maio de 2017, recebeu uma fatura no valor aproximado de R$ 1,3 mil. Segundo os autos do processo, antes da troca os valores variavam entre R$ 24,00 e R$ 55,00.

A Casal, administrativamente, reduziu o consumo do mês de maio para 30 m³, resultando na cobrança de R$ 286,74. Porém, no mês de junho, a mulher foi novamente surpreendida com uma fatura no valor de R$ 1.375,50, a qual ficou em aberto.

A vítima chegou a pedir que uma vistoria fosse realizada no hidrômetro do imóvel junto a fornecedora de água, mas foi informada que nenhum problema foi encontrado. Dias depois, um representante da Casal compareceu na residência comunicando que existia um vazamento, e que após a última visita foi realizada a troca do hidrômetro sem que ela fosse notificada.

Em contestação, a Casal alegou que em abril de 2017foi implantado um hidrômetro no imóvel, que até então não possuía nenhum, o que fazia com que o valor cobrado fosse apenas a taxa mínima. Só a partir daí que passou a ser registrado o consumo real do imóvel. A Casal também afirmou que no primeiro contato a consumidora disse que teria esquecido a torneira do jardim aberta, e por liberalidade foi-lhe concedida a redução dos valores da fatura.

Para o juiz, a concessionária ré prestou serviço defeituoso quando realizou redução dos valores cobrados na fatura de maio de 2017, afirmando tê-lo feito por ato de mera liberalidade, pois violaria os princípios norteadores da relação consumerista.

“De acordo com a prova documental acostada aos autos, mostra-se plausível a alegação da Defensoria Pública no sentido de que os valores das faturas anteriores a maio de 2017 variavam, portanto, não restou corroborada a afirmação da contestação de que a autora pagava apenas uma tarifa mínima ante a ausência do hidrômetro”, diz a decisão.

O magistrado reiterou que a mulher não foi notificada acerca da vistoria realizada em março de 2018, além de ter o fornecimento do serviço interrompido e ter seu nome inscrito em cadastros de restrição ao crédito. A decisão também determina que a Casal deve revisar as faturas de maio e junho de 2017, com a consequente restituição à cliente dos valores pagos.

*Com informações do TJ/AL