Geral

Ressaca pós- carnaval? Saiba o que devemos ou não fazer para aliviar os sintomas

A ressaca acontece quando o corpo entra em um estado de ‘sobrecarga’ causado por intoxicação

Por Alícia Santos, estagiária sob supervisão 02/03/2022 12h12 - Atualizado em 02/03/2022 17h05
Ressaca pós- carnaval? Saiba o que devemos ou não fazer para aliviar os sintomas
Divulgação - Foto: Reprodução

O carnaval no Brasil, quase sempre, é sinônimo de alto consumo de bebidas alcoólicas e quase ou nenhuma ingestão de água. Quem nunca ouviu a tradicional marchinha de Carnaval que diz "Chegou a turma do funil, todo mundo bebe, mas ninguém dorme no ponto", pois é, uma dose a mais e no dia seguinte, a ressaca aparece com tudo para lembrar que a festa foi intensa.

Segundo o Ministério da Saúde, ressaca é uma resposta do organismo após uma agressão externa, que no caso é o álcool, e que pode ser gerada por diversos fatores, tais como a velocidade do consumo, se o organismo não está pronto para absorver ou se a pessoa ingeriu algum outro alimento que possa retardar essa absorção, entre outros fatores.

E aqui vai cinco dicas para fazer um detox saudável e curar ressaca do carnaval

1. Cuidado com sucos detox milagrosos

Apesar de contribuírem para eliminar toxinas do organismo, ficar somente à base de sucos detox como algumas dietas sugerem pode provocar fraqueza, queda de pressão e náuseas pela falta de nutrientes.

“Não adianta exagerar no feriado e querer que o organismo elimine tudo em poucos dias. O certo é não pular nenhuma refeição e ingerir as porções diárias recomendadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras alimentares”, informa a nutricionista Jessica Santos.

2. Manter-se hidratado

A água é a principal aliada para evitar desidratação, problemas de digestão e inchaço pós-folia. Além de beber os dois litros de água por dia, também é possível optar por sucos integrais ou naturais e até água saborosa com frutas.

3. Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em sódio

“Comidas ricas em gorduras trans e sódio podem interferir no bom funcionamento do intestino, causando a sensação de inchaço. Por isso, pode-se substituir carnes gordurosas por proteínas vegetais e temperos prontos por caseiros, que trazem mais benefícios para a saúde e ajudam a regular o intestino”, sugere a especialista.

4. Incluir frutas no cardápio

Abacaxi, melancia e melão são algumas opções de frutas que facilitam a eliminação de toxinas do organismo, além de serem pouco calóricas e ajudarem na digestão. A dica é fazer saladas de frutas ou sucos para consumir durante o dia, trazendo mais energia na retomada da rotina.

5. Adotar outros hábitos saudáveis

Para quem procurou agito durante o carnaval, outra recomendação é descansar, respeitando as oito horas de sono necessárias para a recuperação do corpo. Voltar aos poucos para a prática de exercício físico, com alongamentos, também ajuda a pessoa a ter um detox de carnaval saudável.

Alimentos que são bons para o pós- carnaval

Melão ou melancia - Além de docinhas, essas frutas contêm alto teor de água, ajudando na hidratação e na eliminação de toxinas.

Suco de frutas - Além de colaborar com a reposição de glicose no organismo, também podem ser uma maneira prática e leve de se reidratar e repor nutrientes. Os de frutas cítricas costumam apresentar mais vantagens, uma vez que são antioxidantes.

Ovo - Rico em nutrientes e calorias de boa qualidade, é fonte de uma vitamina conhecida como colina, precursora do neurotransmissor acetilcolina, que irá ajudar na recuperação dos sintomas depressores do álcool.

Gengibre - O gengibre tem efeito natural antiemético, aliviando enjoo. Ele também pode contribuir com a expulsão das toxinas do organismo. Não esqueça da boa ingestão hídrica associada.

Sanduíche de bacon -
Você não leu errado. Um estudo inglês defendeu o sanduba de bacon, alegando que sua ingestão pode apresentar benefícios para a cura da ressaca. De acordo com essa análise, o pão é rico em carboidratos e o derivado de carne suína tem proteínas e gordura, colaborando com a reposição energética de forma saborosa.

O que não fazer

Segundo um artigo publicado pelo Dr. Rafael Oliveira Ximenes, que é Gastroenterologia e Hepatologia.

1. Alimentos que protegem o fígado

Infelizmente, não existem até o momento alimentos que comprovadamente protejam o fígado dos efeitos nocivos do álcool. Portanto, dicas como tomar chás, brócolis, alho, azeite, entre outros, podem não funcionar. Procure ter uma alimentação leve, que será melhor tolerada pelo estômago agredido pela bebida. Dê preferência para frutas, sucos naturais, água de coco e verduras.

2. Repousar ou começar a beber de novo?

O repouso é importante para a recuperação do organismo e a diminuição do mal estar. Além disto, os efeitos da ressaca podem comprometer sua capacidade cognitiva, habilidade manual e performance visual e espacial. Por isso, atividades como dirigir e operar máquinas podem ser arriscadas.

Beber de novo pode dar um alívio inicial, mas depois você poderá ter uma ressaca ainda pior. Vale a pena ressaltar que este pode ser um comportamento associado à dependência do álcool e todas as consequências negativas que isto pode trazer.

3. Que remédio devo tomar?

Evite medicamentos efervescentes e que contenham aspirina ou outros anti-inflamatórios na sua composição. Estes medicamentos podem agredir seu estômago. O ideal é que qualquer remédio tomado seja prescrito por seu médico. Normalmente, são indicados medicamentos para cada sintoma, como analgésicos para dor de cabeça, ante eméticos para enjoo e remédios para azia e dor de estômago.