Geral
Novo ensino médio: veja o que muda em Alagoas
Mudança acontecerá de forma gradativa e será implementada ao longo dos anos

O novo ensino médio será implantado no próximo ano nas escolas públicas e privadas de Alagoas e de todo o país. Entretanto, para começar a valer, é preciso passar pela aprovação do Estadual de Educação (CEE-AL) do novo currículo para todas as redes de ensino no estado.
No projeto está previsto o aumento da carga horária de quatro para cinco horas diárias e uma liberdade para que os alunos escolham em que áreas vão querer se aprofundar. Essas áreas que podem ser escolhidas pelos estudantes são chamadas de Itinerários Formativos.
"Quando for aprovado, deve ser seguido por todas as redes de ensino, pública ou privada. Os sistemas de ensino vão se adequar ao que vai estar disposto na resolução do conselho", explica a presidenta do CEE-AL, Marly Vidinha.
O referencial curricular ainda está em fase de análise no Conselho, e só depois dessa etapa um parecer será emitido para que sejam aprovadas as mudanças, por meio de uma resolução.
"Não se trata de uma política de governo. É uma política de estado, para toda Alagoas, que vai regular todas as redes de ensino. Vai ser aprovado com fundamento, atendendo às peculiaridades dos sistemas de ensino em Alagoas", afirma Marly.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alagoas adotará o modelo gradativo, que será ampliado por etapas ao longo dos próximos três anos. Pela lei, as redes de ensino não são obrigadas a implantar todas as mudanças de uma vez só.
A Seduc informou ainda que serão ofertados cinco Itinerários Formativos, possibilitando que o estudante aprofunde os seus conhecimentos em uma das áreas do conhecimento e de formação técnica e profissional.
Ações e programas já estão sendo desenvolvidos na rede estadual de ensino, como o Professor Mentor, Meu Projeto de Vida e Vem que Dá Tempo, que irão contribuir para que o novo ensino médio seja implantado em Alagoas durante os próximos anos.
