Geral
Hospital da Mulher realizou mais de 5 mil partos desde março de 2020
Houve somente 1 óbito materno nesses 17 meses e 3 partos difíceis

A maternidade do Hospital da Mulher, no bairro Poço, realizou mais de 5 mil partos. de março de 2020 até hoje (30). Entre procedimentos normais e cesarianos, o setor materno-infantil registrou somente trÊs partos difíceis e um óbito materno nesses 17 meses.
Foram exatos 5.585 partos realizados pelos profissionais que trabalham na Maternidade Nossa Senhora de Fátima. A médica ginecologista Avha Paixão, coordenadora desse setor, explica que são as hemorragias e infecções que aumentam as chances de óbito materno.
“Infelizmente, os óbitos maternos podem ocorrer. Então, reforçamos que, diante do atendimento que prestamos à população, com mais de 5.500 partos realizados nos últimos 17 meses, nós tivemos um sucesso muito grande na nossa assistência humanizada, com todos os cuidados materno-fetais necessários e preconizados pelo Ministério da Saúde”, explicou Avha Paixão.
Segundo dados da AgÊncia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Brasil ocorreram 20.229 óbitos maternos entre os anos 2006 e 2017, apresentando razão de mortalidade materna de 62,3 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos, nesse período.
A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher conta com atendimento multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, que são as acompanhantes de parto e oferecem assistência para a mulher no pré-natal, durante o parto e após o nascimento do bebê. O Hospital da Mulher foi o primeiro no Brasil a oferecer doulas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
