Geral

Presidente de Serra Leoa anuncia o fim da pena de morte

Em substituição, os crimes como roubo agravado, assassinato, traição e rebelião será decretada a prisão perpétua ou pena mínima de 30 anos

Por Redação 08/10/2021 18h06
Presidente de Serra Leoa anuncia o fim da pena de morte
Serra Leoa - Foto: Reprodução

O país que é uma ex-colônia britânica de 7,5 milhões de habitantes, rica em diamantes e ao mesmo tempo um dos países mais pobres do planeta, após uma guerra civil entre 1991 e 2002 que deixou 120.000 mortos e que já enfrentou historias de guerras, hoje comemora, pois segundo o  Presidente Julius Maada Bio, nesta sexta-feira (08) foi promulgada a pena de morte no pequeno país da África Ocidental.

"Hoje voltamos a fazer história (...). Depois de vinte anos, cumprimos a promessa que fizemos como nação: (...) a pena de morte foi finalmente abolida por completo na República de Serra Leoa", disse o chefe de Estado na cerimônia de assinatura na capital Freetown.

Em substituição, os crimes como roubo agravado, assassinato, traição e rebelião será decretada a prisão perpétua ou pena mínima de 30 anos.

Criticas 

Mesmo não existindo casos de condenações à morte a mais de vinte anos atrás, o país era frequentemente criticada por organizações de defesa dos direitos humanos por manter a pena capital em seu código penal.

Serra Leoa é o mais recente país africano a abolir a pena de morte, depois do Malawi em abril e Chade no ano passado.