Geral

Médicos em clínicas de recuperação: como trabalham?

Descubra como médicos, enfermeiros e psicólogos trabalham no tratamento de internados em clínicas de recuperação

Por Redação com Assessoria 13/07/2021 13h01
Médicos em clínicas de recuperação: como trabalham?
Clínica de recuperação - Foto: Reprodução

Médicos em clínicas de recuperação: como trabalham?

Quando falamos em clínicas de recuperação, focamos bastante no tratamento em si e no bem-estar dos pacientes. No entanto, também é necessário lembrar dos profissionais que trabalham nesses locais.

Toda clínica de internação possui uma junta médica integrada com profissionais que atuam em diversas frentes para garantir o melhor tratamento de drogas ou alcoolismo para os pacientes internados.

Em uma clínica para dependentes químicos, por exemplo, você pode encontrar terapeutas, psicólogos, enfermeiros e médicos especializados na área. Todos os profissionais precisam ter cadastros válidos em seus respectivos conselhos para atuar.

Saiba mais sobre o trabalho de cada um deles em uma clínica de recuperação, a seguir.

Clínica de recuperação e médicos de dependentes


Para proporcionar um atendimento de excelência tanto para o paciente quanto para os familiares, as clínicas de recuperação de drogas priorizam médicos que tenham formação no tratamento de dependência química.

O processo de libertação do mundo das drogas é bastante complicado. Por isso, é necessário contar com a experiência de profissionais especialistas na área.

Uma clínica de reabilitação feminina ou masculina possui clínicos gerais e médicos psiquiatras que são capazes de avaliar o estado geral do paciente e também a saúde mental dos internados.

O trabalho dos enfermeiros em uma clínica de reabilitação


O trabalho dos enfermeiros nas clínicas é considerado um dos mais importantes. Isso porque enquanto os médicos avaliam as melhores soluções para o usuário, os enfermeiros atuam na parte operacional do tratamento.

São eles que em uma clínica de recuperação no Pará, por exemplo, cuidam dos dependentes químicos e alcoólatras no dia a dia.

É comum que esses profissionais transportem os pacientes pelas variadas alas das clínicas de reabilitação, apliquem medicamentos, avaliem a condição geral do dependente e, muitas vezes, cumpram o papel de amigos.

É com os enfermeiros que os pacientes internados possuem maior contato.

A importância da atuação dos psicólogos


Terapeutas e psicólogos também fazem parte da junta médica de uma clínica de recuperação em Goiânia. Isso porque esses profissionais médicos têm grande influência no tratamento.


As sessões psicoterapêuticas são essenciais para auxiliar o paciente nas fases mais difíceis da internação. Longe da família e sem contato com o mundo externo, a psicologia atua no trabalho mental de dependentes de álcool ou drogas.