Geral
Sesau e Cosems reforçam necessidade da busca ativa para complementação do ciclo vacinal
Superintendente orientou que as doses disponíveis da Astrazeneca devem ser usadas na aplicação da 2ª dose

Em outra edição da Comissão de Saúde, da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), os técnicos da Sesau e Cosems reforçaram a necessidade da busca ativa para complementação do ciclo vacinal aos idosos, que fizeram parte do primeiro grupo prioritário.
Aos secretários e gestores que participaram da reunião, o Superintendente de Vigilância Herbert Charles também orientou o cuidado com o uso das doses da vacina Astrazeneca que estão disponíveis, afirmando que a prioridade precisa ser a aplicação da segunda dose. Também recomendou que os municípios só avancem para uma próxima etapa com a garantia do esquema completo de vacinação.
Uma das dificuldades que agentes estão encontrando na busca é que muitas pessoas que tiveram reações na primeira dose estão se recusando a tomar a dose complementar. “As reações são naturais e, quanto maior, mais a garantia da imunização no organismo”, disse o superintendente da Saúde.
O procurador federal Bruno Lamenha, que participou hoje (21) como convidado, reconheceu o grande trabalho que todos os agentes e a AMA vêm realizando em Alagoas, mas também demostrou preocupação com o abono vacinal.
Além dos esclarecimentos sobre a continuidade do processo com as novas remessas, o superintendente Herbert Charles recomendou cuidado com possíveis casos de sarampo nas cidades e reforço na aplicação da H1N1.
