Geral

Na fase vermelha, cinemas são liberados em Alagoas

Novo decreto estabelece maior flexibilização em todo o setor produtivo, exceto para o setor de eventos

Por Joyce Andrea (Estagiária sob supervisão)* com Jornal de Alagoas 11/05/2021 18h06
Na fase vermelha, cinemas são liberados em Alagoas
Reprodução

Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (11), o governador Renan Filho anunciou que apesar dos bons resultados registrados na última semana epidemiológica, o Estado permanece na fase vermelha do Mapa de Risco. Segundo o Governador, Alagoas permanece nesta fase pelos números elevados de óbitos, e a taxa de ocupação de leitos ainda em 70%.

Porém, o novo decreto estadual traz flexibilizações para o setor produtivo durante os próximos 15 dias.

Novas medidas

- Restrição de circulação das 22h às 05h (toque de recolher reduzido em 1h);

- Funcionamento de bares e restaurantes até às 21h durante toda a semana;

- Funcionamento dos shoppings até às 21h;

- Retorno dos cinemas, teatros,  parques e museus com  30% da capacidade máxima.

Em análise apresentada durante balanço dos dados epidemiológicos, Renan Filho afirmou que Alagoas tem o menor número de mortes por covid no nordeste, e que o registro de óbitos na segunda onda de contágio foi menor que na primeira. 

Com os resultados da última semana epidemiológica, a taxa de ocupação de leitos de internação para casos da covid, chegou a 65% em Alagoas, classificando o contágio do vírus em risco moderado no Estado.

Renan Filho atribui esses números positivos ao avanço na vacinação, e ao programa de incentivo aos municípios, o Vacina Alagoas. A exemplo, na tarde de hoje (11) a capital alagoana anunciou que é  a primeira capital do Brasil a concluir a vacinação de pessoas com comorbidades.

Leia mais: Maceió se torna a primeira capital do Brasil a concluir a vacinação de pessoas com comorbidades

Eventos

Embora os números sejam melhores que das últimas cinco semanas, o estado não avançou na retomada do setor de eventos.

Segundo o governador, tal comportamento deve-se ao fato de que o setor de eventos é o que mais contraria as recomendações sanitárias no momento.

“O setor de eventos é o setor que mais vai de encontro com as necessidades sanitárias, aglomerar pessoas ainda não é possível. Os médicos não recomendam nem que as pessoas se aglomerem em casa, com a própria família. Então não é  possível abrir o Estado para a retomada de eventos no momento. Alguns setores têm a necessidade maior de retorno às atividades econômicas, buscamos preservar o maior número de vidas, e aglomerar no momento não é recomendável.” declarou Renan Filho.

Retorno às aulas

Questionado pela imprensa sobre o retorno das aulas na rede pública de ensino, Renan Filho afirmou que o novo Secretário da Educação, Rafael Brito, está organizando um plano de retomada das aulas na rede estadual, como também medidas de recuperação do ano letivo atrasado. 

Porém, ainda segundo o governador, a retomada efetiva do ensino, assim como a prática do plano da secretaria só será possível após a vacinação dos profissionais da educação.

“A volta às aulas só acontecerá com a chegada de vacinas para os profissionais da saúde. Não podemos expor esses profissionais à insegurança de um ambiente de contágio.” acrescentou o governador.