Geral

Prefeitura disponibiliza leitos e Estado quem paga conta

Governo de Alagoas custeia valores excedentes dos 70 leitos exclusivos para Covid-19 em hospitais da capital

Por Redação com Jornal de Alagoas 13/03/2021 17h05
Prefeitura disponibiliza leitos e Estado quem paga conta

Os 70 leitos disponibilizados pela prefeitura de Maceió começaramm a ser ativados gradativamente para atendimento a pacientes de Covid-19 desde sexta-feira (12). São 70 no total, sendo 50 clínicos e 20 de UTIs, nos hospitais Sanatório, Veredas e Santa Casa de Maceió. 

Apesar de terem sido cedidos pela prefeitura de Maceió, o pagamento dos leitos será feito pela Secretaria de Saúde do Estado. A diária dos leitos será paga pelo Estado até que seja feita a regulação pelo Ministério da Saúde. Esse, segundo um técnico da Saúde, tem sido o procedimento padrão durante a pandemia do novo coronavírus. 

“Acredito que a prefeitura suspenderá o pagamento, até porque esses leitos eram disponibilizados para  procedimentos MAC (média e alta complexidade), cujo valor é bem menor do que o que é pago para leitos exclusivos de Covid-19”, explica o servidor que pede para não ser identificado.
 
Na prática, segundo o servidor, a prefeitura de Maceió vai deixar de pagar pelos leitos, permitindo que eles fiquem vagos para uso exclusivo para tratamento de Covid-19. Vale ressaltar que esses não são novos leitos. Eles foram remanejados de tratamento de outras enfermidades ou de cirurgias eletivas, que são pagos pelo SUS.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que "os 70 leitos para Covid-19 serão pagos pelo próprio Município. Porém, a Secretaria Estadual de Saúde irá entrar com uma contrapartida financeira junto aos hospitais para que os mesmos possam arcar com os custos excedentes desses leitos. A medida deve durar até que as instituições hospitalares sejam habilitadas pelo Ministério da Saúde e passem a receber verba federal para este fim". 

A redação do Jornal de Alagoas também questionou sobre os valores de contrapartida da Prefeitura e do Governo do Estado para os leitos, mas até o momento ainda não obteve resposta.

Confira o material distribuído à impresa pela Secretaria de Comunicação:

Prefeitura de Maceió disponibiliza leitos exclusivos para Covid-19

JHC destaca que quantidade de leitos equivale quase a um hospital de campanha

Salvar vidas é prioridade da Prefeitura de Maceió durante a pandemia do novo coronavírus. Com isso, o prefeito JHC garantiu a oferta de leitos clínicos e de UTI nos hospitais prestadores de serviço contratualizados com o Município. Serão mais 70 disponibilizados exclusivamente para tratamento de pacientes acometidos com Covid-19, a partir desta sexta-feira (12).

Do total de leitos ofertados, 50 são clínicos e 20 de UTI. Nesta sexta (12), começam a ser ampliados os leitos ofertados pelo Hospital Veredas, com 20 clínicos e 10 de UTI. Já no sábado (13), será a vez do Hospital Sanatório ofertar também mais 20 leitos clínicos. No domingo (14), a Santa Casa de Misericórdia de Maceió contará com mais 10 clínicos e mais 10 leitos de UTI.