Geral

Renan Filho anuncia mega pacote de ajuda a empresas

Medida vem após repercussão negativa do “pacote” de JHC, que cortou pela metade benefícios dados por Rui Palmeira

Por Redação com Jornal de Alagoas 11/03/2021 23h11
Renan Filho anuncia mega pacote de ajuda a empresas
Renan Filho vai anunciar ajuda a empresas nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (12), o governador Renan Filho (MDB) vai anunciar um “mega pacote” de ajuda para empresas que tiveram suas atividades afetadas pelo novo decreto do plano de distanciamento social controlado, que regrediu agreste sertão para a fase vermelha e demais regiões para a fase laranja. As medidas serão anunciadas às 9h30, em coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais do governo do Estado.

O pacote, assegura um interlocutor do Palácio dos Palmares, será proporcionalmente o maior do Brasil. “Nesse primeiro momento serão atendidos principalmente os segmentos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, além de academias e empresas de eventos”, adianta.

As medidas foram adotadas para atenuar os efeitos da crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus.

O pacote do governador Renan Filho deve ser bem mais amplo do que o que foi anunciado esta semana pelo prefeito de Maceió, JHC (PSB). O Estado deve anunciar além de benefícios fiscais (que pode ser redução ou isenção de impostos), incentivos financeiros, a exemplo de linhas de crédito subsidiadas. A conferir.

A definição de lançar o pacote foi antecipada, segundo informações de bastidores, após repercussão negativa do “pacote emergencial” do prefeito de Maceió, anunciado na quarta-feira (10). As medidas de JHC foram consideradas insuficientes e não foram bem recebidas nem pelos empresários, nem pela população.

Para o setor de bares e restaurantes, a prefeitura oferece como “ajuda” a isenção da primeira parcela da taxa de localização. Para a população, o desconto do IPTU para quem pagar a parcela única de até final de março é 15%, apenas metade do desconto de 30% dado por Rui Palmeira em 2020, que tinha ainda o benefício de ser pago em prazo maior.

“Lançamos nesta quarta (10) um pacote de socorro emergencial para fortalecer a nossa cidade, beneficiando cidadãos e empresários em geral. São três medidas iniciais: o desconto de até 15% no pagamento da cota única do IPTU, isenção da primeira taxa de localização para bares e restaurantes e ampliação da validade de certidão negativa para 180 dias.”, registra JHC em sua conta no Twitter.