Geral

Governador inspeciona Hospital Regional que será entregue dia 30

Inicialmente unidade atenderá apenas casos de Covid-19

Por Agência Alagoas 18/06/2020 17h05
Governador inspeciona Hospital Regional que será entregue dia 30
Divulgação, Foto: Marcio Ferreira

O chefe do executivo visitou, na manhã desta quinta-feira (18), as instalações da unidade hospitalar, que será entregue no próximo dia 30. As obras de construção estão em fase final. O governador Renan Filho (MDB/AL) afirmou que o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, será fundamental para estruturação da saúde pública do Norte de Alagoas. 

Renan Filho explicou que o Hospital Regional do Norte vai funcionar como centro especializado para tratamento de casos da Covid-19.  Inicialmente, serão disponibilizados 60 leitos, 50 de enfermaria (clínicos) e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

"Esse será um equipamento fundamental para estruturação da saúde do Norte de Alagoas. Será um hospital, inicialmente, 100% regulado para atender os casos de Covid. Depois da pandemia, ele passará a ser porta aberta e atenderá urgência e fará todo tipo de procedimento. Isso vai impedir que cerca de 90% das pessoas da região precisem se deslocar para Maceió em busca de atendimento", observou Renan Filho.

O governador também anunciou a reestruturação de toda a rede de atendimento em saúde da Região Norte, incluindo os hospitais municipais de São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogi, que receberão investimentos financeiros, além de verba para ajudar no custeio.

Os gestores municipais destacaram a importância do Hospital Regional para o Norte do Estado, sobretudo, em meio à pandemia.

Estrutura 

A nova unidade hospitalar está sendo construída em uma área de 11.320 m² e recebe investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 30,7 milhões. Pelo projeto inicial, o hospital tem capacidade para 123 leitos. Devido à pandemia do novo coronavírus, a abertura foi antecipada e atenderá, exclusivamente, pacientes com suspeita ou que testaram positivo para a Covid-19.

"A entrega está mantida. O trabalho está acelerado na finalização do Hospital Regional do Norte. Vamos entregá-lo com os leitos funcionando para casos da Covid-19, enquanto a gente termina uma parcela significativa da obra, especialmente o Centro de Referência, que será entregue nos próximos meses", acrescentou o governador.