Geral

Sebrae realiza Diagnóstico de Maturidade da Gestão em empresas de Arapiraca

Por Assessoria 02/08/2019 11h11
Sebrae realiza Diagnóstico de Maturidade da Gestão em empresas de Arapiraca
Reprodução

Cerca de 80 empresas atendidas pelo Sebrae em Alagoas localizadas no município de Arapiraca receberam, nessa última semana, o relatório com o Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG) que tem o propósito de mensurar o Índice de Maturidade da Gestão (IMG) com base na metodologia e nos fundamentos do Modelo de Excelência Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Essas empresas mapeadas participaram de dois Encontros de Negócios no agreste alagoano, nos meses de maio e julho, interagindo e fechando parcerias, vendas e negócios futuros. 

O Diagnóstico de Maturidade da Gestão é um documento que reúne a avaliação detalhada da empresa e o desempenho dela, explicitando quais os pontos fortes e os mais frágeis que merecem atenção e podem ser melhorados. É o que destaca Seone Barbosa, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca. Ela ainda enfatizou a importância do diagnóstico para os próprios analistas da instituição. 

“As empresas receberam o relatório e identificaram o Índice de Maturidade da Gestão. Nesse mapeamento conseguimos sinalizar oportunidades de melhorias para o crescimento na gestão das empresas. Isso irá subsidiar as ações desenvolvidas pelos analistas do setor de relacionamento do Escritório de Arapiraca na indicação da melhor estratégia e solução para essas empresas”, afirmou Seone Barbosa.

Das 80 empresas participantes, 50% delas atingiram um IMG entre 30,05 e 50 pontos, equivalente ao nível intermediário 1. Outro registro foi que 37% das empresas estão no nível inicial de maturidade, entre 0 e 30,05 pontos. O nível intermediário 2 foi alcançado por 10% das empresas e que obteve um IMG entre 50 e 70,18 pontos. Mas apenas 3% estão em um nível avançado de gestão com um IMG entre 70,18 e 100 pontos. 

A analista também falou sobre as próximas etapas após a realização do diagnóstico. “Os clientes, divididos em carteiras, serão acompanhados pelos analistas do escritório regional. Para isso, propusemos planos de ação individuais para cada cliente, para aqueles que querem entendem a necessidade de aplicar e desenvolver algumas das soluções disponibilizadas pelo Sebrae. Ainda iremos reunir as propostas de solução para cada negócio e contribuir no processo de melhoria da gestão da empresa. No próximo ano iremos fazer um comparativo para saber o que mudou nesses negócios”, destacou Seone.

A aplicação do Diagnóstico de Maturidade da Gestão e a realização dos encontros de negócios serão expandidos para outros municípios. No próximo mês de setembro, as ações serão feitas em 25 empresas de Palmeira dos Índios e em 10 do município de Batalha.

Todo o trabalho é baseado nos Fundamentos da Excelência do MEG, que são: Pensamento sistêmico; Aprendizado organizacional e inovação; Liderança transformadora; Compromisso com as partes interessadas; Adaptabilidade; Desenvolvimento sustentável; Orientação por processos e Geração de valor.