Geral

Santa Casa de Maceió vai adotar nome social de pacientes LGBT+

04/02/2019 18h06
Santa Casa de Maceió vai adotar nome social de pacientes LGBT+

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió informou nesta segunda-feira (4) que vai adaptar o sistema informatizado do hospital para cadastrar o nome social de pacientes que assim desejarem. O objetivo é atender a uma demanda da comunidade LGBT+.

A decisão foi tomada após uma reunião realizada na última sexta (1) entre o Comitê de Ética Hospitalar da Santa Casa, representantes da Secretaria do Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e do Grupo Gay de Maceió.

Serão beneficiados travestis e transgêneros em atendimento no hospital. As equipes que trabalham na unidade de saúde também devem ser orientadas por meio da Política de Identificação de Pacientes e Treinamentos, para que os profissionais passem a atender os pacientes também pelo nome social.

A intenção é que os pacientes possam informar o nome social junto ao nome civil assim que o sistema estiver em funcionamento interno.

“A direção da Santa Casa de Maceió mostrou-se empenhada em atender nossas solicitações, em conversar conosco e em como acolher os pacientes LGBT+”, comentou o presidente do Grupo Gay de Maceió, Messias Mendonça, presente na reunião.

Já o assessor da Sesau , Robert Lincoln, antecipou que a instituição pode se tornar referência na assistência à saúde da comunidade LGBT+ e até mesmo inspirar outros hospitais alagoanos e no Brasil.

O tema deve ser incluído ainda nos encontros mensais de integração, que dão as boas-vindas aos novos colaboradores, médicos residentes, estagiários e estudantes da Santa Casa.

O hospital informou que devem acontecer outras reuniões com a comunidade LGBT+ para debater essas e outras demandas.