Turismo

Conheça Mar Vermelho, a “Suíça Alagoana” rica em paisagens naturais e acolhimento

Clima ameno, cachoeiras, trilhas e até um Festival de Inferno são alguns dos principais atrativos da cidade

Por Redação 19/01/2026 19h07 - Atualizado em 19/01/2026 20h08
Conheça Mar Vermelho, a “Suíça Alagoana” rica em paisagens naturais e acolhimento
Cachoeira do Boi, um dos destinos mais procurados no município - Foto: Reprodução

Rica em cultura, paisagens naturais e acolhimento. Assim é Mar Vermelho, conhecida como a “Suiça alagoana”. Mas, ao contrário do que se pensa, o título vai além do clima ameno da cidade, atípico do estado de Alagoas.

A cidade foi oficialmente fundada em 1962 e surgiu a partir da criação de gado e cultivo de terra. E foi justamente por causa da vegetação vermelha que recebeu o nome Mar Vermelho. Essa vegetação intitulada "folhas de gravatá" cai durante o outono e deixa a lagoa do município com um tom avermelhado.

O clima do município é recomendado por especialistas até para auxílio no tratamento de problemas respiratórios. 

Pontos turísticos


Cachoeiras e poços naturais


Perfeitos para a realização de trilhas e outras atividades físicas ao ar livre, as cachoeiras e os poços naturais são os atrativos para quem procura um contato maior com a natureza. Próprias para banho, a experiência pode se tornar uma imersão completa no meio ambiente, com direito a desfrutar da água refrescante.

As cachoeiras mais visitadas são a Cachoeira do Boi e a Escadinha. Já os poços do Gato e do Cabloco são os mais procurados para quem deseja uma experiência de maior isolamento na natureza.

Turismo rural


Essa opção é perfeita para quem deseja viver a experiência do campo mar-vemelhense. É possível visitar pequenas fazendas, conhecer lavouras de frutas, ordenhar vacas, andar a cavalo e até colher produtos frescos direto do pé.

Algumas pousadas também oferecem experiências com moradores de Mar Vermelho, como oficinas de culinária local e produção de licores.

Passeios de barco e mergulhos


O Rio Mar Vermelho oferece a possibilidade da realização de passeios de barco e mergulhos. No período chuvoso, o volume de água aumenta e os passeios se tornam mais emocionantes, com uma correnteza leve e paisagens mais verdes ao redor.

Feiras e artesanato local


A feira de artesanato da cidade é um atrativo cultural, com produtos feitos por moradores que expressam a identidade do município. Peças de cerâmica, bordados, crochê, objetos de madeira e até os tradicionais licores de pitanga e tamarindo são alguns dos produtos que podem ser encontrados.

Eventos e festividades


Festival de Inverno de Mar Vermelho


Ocorrendo entre julho e agosto, o evento reúne shows ao ar livre, apresentações folclóricas, barracas de comida e muita música nordestina.

Festa da padroeira


A festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, também é um marco de fé e cultura do município. É celebrada no dia 08 de dezembro e reúne procissões e festividades religiosas.

Quando ir?


Para quem deseja aproveitar melhor o ambiente externo, o ideal é procurar viajar entre abril e outubro. O clima é mais seco e a programação está mais recheada de eventos, como o Festival de Inverno.

Para passeios de barco com águas calmas, a melhor opção é visitar a cidade entre setembro e março. Já para quem busca um clima frio, perfeito para descanso, o ideal é procurar visitar Mar Vermelho entre junho e agosto, durante o inverno.