Geral

Alagoas cai de 1º para 12º no ranking de transparência

Mapeamento da CGU mostrou que governo falha na divulgação de informações em licitações, entre outras

Por Blog do Edivaldo Junior 04/01/2019 19h07
Alagoas cai de 1º para 12º no ranking de transparência

A Controladoria Geral do Estado anunciou em maio de 2017 uma importante conquista para Alagoas. O Estado havia conseguido subir da 17a para a 1a posição no ranking nacional de transparência na 3a edição da Escala Brasil Transparente (EBT) da União CGU.

“Alagoas conquistou o primeiro lugar no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT) do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) após um trabalho entre o Governo Alagoas”, anunciou então a CGU em texto publicado na Agência Alagoas. (veja aqui: Alagoas lidera ranking nacional de transparência pública).

O fato também foi registrado no Blog do jornalista Edivaldo Junior: Boa notícia: AL é o estado mais transparente do BrasilDepois de chegar ao topo do ranking, Alagoas recuou novamente, na nova edição do ranking da CGU, o EBT 360, divulgado no dia 12 de dezembro de 2018.

O Estado acaba de perder 11 posições no novo ranking da EBT. No ranking anterior, Alagoas alcançou 10, a nota máxima. Na nova EBT, o Estado aparece com 8,32, em 12o lugar no Brasil e em 4o entre os Estados do Nordeste.

O que mudou?  

Na nova EBT – Avaliação 360°, diferentemente das anteriores, a metodologia mudou. Além da transparência passiva (regulamentação da LAI) também foi avaliada a transparência ativa. Ou seja, a forma como governos publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

O que Alagoas deixou de fazer

Pela metodologia antiga, Alagoas teria novamente nota 10. Na transparência passiva – regulamentação da LAI – existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos (SIC) e atendimento desses pedidos – o Estado cumpriu todos os itens.

O estado perdeu pontos na transparência ativa. O mapeamento detalhado da CGU mostra que o governo não divulga informações como número, descrição, favorecido e data do empenho, além de não disponibilizar consulta para acesso aos resultados das licitações ocorridas, nem disponibilizar a consulta a informações de contratos, entre outras falhas.

Para saber mais acesse a EBT na página da CGU: Escala Brasil Transparente Avaliação 360°

Para mais detalhes acesse: CONHEÇA A COMPOSIÇÃO DAS NOTAS DE CADA ENTE