Geral

Perícia revela que Silvânio Barbosa levou 26 facadas antes de morrer

Henrique fez postagem polêmica um dia antes de assassinar vereador

Por Redação com Agência com Gazetaweb 10/09/2018 15h03
Perícia revela que Silvânio Barbosa levou 26 facadas antes de morrer
Reprodução

Henrique Matheus da Silva Souza (19), assassino confesso do vereador Silvânio Barbosa (MDB), fez uma postagem polêmica em sua página no Facebook um dia antes do crime. 

Na publicação, o jovem compartilhou uma imagem do personagem "Chuck", do filme "Boneco Assassino", com os seguintes dizeres: "Eu sou o tipo de amigo que te ajuda até a esconder um cadáver. Mas, se pisar na bola, não se esqueça que eu sei esconder um cadáver".

O perfil dele no Facebook vem recebendo centenas de comentários e curtidas de pessoas que repudiam a postura de Henrique, que segue recluso na sede da Divisão Especial de Investimento e Capturas (Deic), no bairro Santa Amélia, parte alta de Maceió.

Antes de morrer

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (10), na sede da Secretaria de Segurança Pública a polícia informou que Silvânio agonizou por cerca de quatro horas antes de morrer. Além dos delegados responsáveis pelo caso, outras autoridades da área também estiveram presentes.

Investigação aponta que o esfaqueamento ocorreu por volta das 20h30 da quinta-feira (06) e veio a falecer perto da meia-noite. A polícia acredita que Henrique seja o único responsável pelo crime. Porém, os resultados dos testes periciais ainda são aguardados.

Os investigadores chegaram até ele após rastrear o celular da vítima, que estava em posse do criminoso. "Descobrimos que a vítima havia recebido uma ligação de um número da Paraíba e que o celular da vítima estaria no município de Pombal", explicou o delegado Fábio Costa. 

Fábio e outros delegados viajaram até a cidade e, no caminho, fizeram contato com a Polícia Civil do local, que acionou a Polícia Militar. Com as informações repassadas pela inteligência de Alagoas, eles foram até a casa do suspeito, que inicialmente tentou negar, mas depois confessou a prática do crime.  

Henrique não tinha passagem pela polícia e estava na capital alagoana há um mês. Natural da Paraíba, ele veio para o Estado para vender cadeiras com um grupo de paraibanos. Foi numa compra que Silvânio conheceu o assassino confesso, que tem 18 anos.

"Ele relatou que em meados do mês passado o Silvânio teria passado em uma localidade onde vendia cadeiras nas margens de uma rodovia e teria pedido o telefone dele para depois tentar negociar. Silvânio convidou o jovem para ir até a casa dele, onde não houve nenhum relacionamento, e eles marcaram um segundo encontro".

Segundo Fábio Costa, o próprio parlamentar foi buscar o suspeito no dia da morte e, por isso, as câmeras de segurança do condomínio não mostram ninguém estranho entrando no residencial. Henrique admitiu que o crime foi premeditado e que foi até o apartamento no Benedito Bentes com intenção de matar e roubar.
"Ele colocou uma faca de porte médio no casaco. Quando Silvânio se aproximou, desferiu o primeiro golpe na altura do pescoço. Foram em torno de 26 golpes contabilizados pela perícia. Eles ainda foram até a sala e Silvânio pediu socorro. O síndico bateu na porta e ele foi forçado a dizer que estava tudo bem", diz o delegado. 

O criminoso também revelou que ficou esperando que o vereador morresse. "Toda vez que ia sair do apartamento o Silvânio gritava e pedia socorro, aí ele voltava e esperava. O vereador pediu água, um travesseiro e um ventilador, porque estava sentindo muito calor. O suspeito aguardou que ele não esboçasse nenhuma reação e foi embora". 

Além do carro, Henrique, que tinha iniciado o relacionamento com o parlamentar há 15 dias, levou mais de R$ 10 mil, roupas, oito relógios e dois celulares. A polícia desconfia que a intenção dele era vender o veículo. Os resultados dos exames periciais devem ficar prontos em 20 dias, mas o caso é dado como solucionado.

Ainda assim, deve ser solicitada a quebra do sigilo telefônico do criminoso, que foi preso em Pombal, na Paraíba, e trazido para Alagoas no domingo. Moradores da cidade informaram que ele era um menino tranquilo.