Geral
Trios de forró animam mercados públicos de Maceió

Em Maceió, 2018 foi escolhido como o Ano de Valorização dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Para a Prefeitura, uma forma de valorizar os idosos é mostrando que eles têm direitos e que qualquer tipo de violação pode ser denunciada. Por isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) alerta a população sobre a importância de denunciar casos de violação de direitos contra o idoso.
De acordo com o artigo 4o do Estatuto do Idoso, nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. São classificadas como formas de violência contra a pessoa idosa a negligência, a violência física, psicológica, sexual, financeira ou econômica, o abandono e a autonegligência.
Segundo o coordenador dos Direitos da Pessoa Idosa da Semas, Crismédio Neto, a maioria dos casos de violência contra o idoso acontecem em casa. “Como muitos desconhecem o Estatuto do Idoso e as penalidades da Lei, a cada dia que passa aumentam os casos de violência contra o idoso”, explicou.
O artigo 6º do Estatuto do Idoso diz ainda que todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento. “O importante é notificar, denunciar, não sofrer sozinho. Temos as delegacias especializadas, o Ministério Público, os Conselhos Municipais e Estadual dos Direitos da Pessoa idosa e o Disque 100”, destacou Crismédio.
O coordenador ainda falou sobre algo que é muito comum nas famílias, que é a violência financeira. “Em muitos casos ocorre o abuso financeiro na família e o idoso tem o cartão retido e fazem empréstimos em seu nome. Ficando o idoso refém de quem ele mais gosta, que é o próprio familiar. Se a pessoa idosa que está sofrendo violência tem dificuldade em denunciar, procure alguém de confiança que o ajude a fazer a denúncia”, ressaltou.
Os mercados do Artesanato, da Produção e do Jaraguá amanheceram ao som da sanfona nesta sexta-feira (08). A Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultura (FMAC) e Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), iniciou a programação do Forró nos Mercados, que continua nas sextas-feiras do mês de junho.
Os trios encantaram os comerciantes e atraíram os clientes, que aproveitaram para curtir o forró pé de serra. Como a maceioense Lidiane Oliveira, que esteve nesta manhã no Mercado do Artesanato. “Cheguei por aqui e vi o São João. Gostei muito e está muito animado. Dá vontade de ficar por aqui, passear e até dançar um pouquinho. Muito bom mesmo”, afirma animada.
Pela manhã, Gil do Acordeon e Xote de Alegria passaram pelo bairro da Levada, deixando o clima de arrasta-pé contagiar os mercados do Artesanato e da Produção. Pela tarde, o Mercado do Jaraguá recebeu o trio Os Mais Fortes do Forró, que animou o almoço desta sexta-feira.
“Estamos gostando e esperando que o movimento aumente. E que seja super animado até o final do mês. Esse forró é bom porque dá uma relaxada também, diminui a tensão do dia a dia”, brinca a comerciante Poliana Bezerra.
Confira a programação das próximas sextas-feiras:
Mercado do Artesanato, a partir das 9h
15/06 – Fulô da Chica Boa
22/06 – Os Naturais do Forró
29/06 – Vicente de Paula
Mercado da Produção, a partir das 8h
15/06 – Agrício do Acordeon
22/06 – Três Nordestinos
29/06 – Trio Catuaba
Mercado do Jaraguá, a partir das 12h (exceto na sexta-feira 22, quando a apresentação será iniciada às 7h)
15/06 – Maciel Matos e trio Arriégua
22/06 – Guga do Acordeon
29/06 – Princesa das Matas
